RESUMO: A Câmara de Vereadores de Joinville concedeu o Título de Cidadão Honorário ao senador Esperidião Amin (PP-SC), uma homenagem proposta pelo vereador Diego Machado (PSD). A cerimônia, que ocorreu na manhã desta segunda-feira, contou com a presença de diversas autoridades e políticos, incluindo os senadores Sergio Moro e Júlio Garcia, além do prefeito Adriano Silva. O prêmio é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados por Amin a Santa Catarina e a Joinville, com o senador expressando humildade e compromisso ao recebê-lo.
A Câmara de Vereadores de Joinville concedeu ao senador Esperidião Amin (PP-SC) o Título de Cidadão Honorário, em sessão solene, na manhã desta segunda-feira (11). A outorga foi proposta pelo vereador e presidente da CVJ, Diego Machado (PSD).
A cerimônia teve a presença de políticos, como o senador e também cidadão honorário de Joinville Sergio Moro (União Brasil) e do presidente da Alesc, Júlio Garcia (PSD); de empresários, como o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar; e de autoridades, como o desembargador Ricardo Roesler, cidadão honorário de Joinville, e o prefeito Adriano Silva (Novo), cidadão benemérito, além da esposa de Amin e ex-deputada, Ângela, deputados e vereadores.
“Recebo esse título com muita humildade e compromisso”, agradeceu o senador Amin, “Isso me dá muito estímulo para fazer um pouco mais e melhor”, afirmou. “Eu quero que cada joinvilense saiba que vou ‘levar a capricho’”.
“São quase oito décadas de dedicação ao melhor estado do Brasil, de uma liderança construída de forma natural, como um grande mediador de conflitos”, falou o presidente Diego Machado sobre o amigo e homenageado.
Machado relembrou como Amin foi importante na negociação de redução de taxas no Terminal de Cargas de Joinville, meses atrás, empreendida também pelo vereador.
“O que o Brasil precisa hoje é de gente preparada para enfrentar os desafios que infelizmente o Brasil está passando”, disse o senador Sergio Moro, “Como foi na viagem aos EUA [para obter informações sobre o tarifaço], em que o senhor demonstrou imensa vitalidade”, afirmou. “Um homem que luta pelo País e pelo seu Estado”.

O novo cidadão honorário
Esperidião Amin Helou Filho, nascido em 21 de dezembro de 1947, em Florianópolis (SC), é uma das figuras públicas mais influentes do estado e do país. Formado em Direito e Administração, Amin também se destacou como professor e escritor, consolidando-se como um líder comprometido com o desenvolvimento social e econômico, segundo a justificativa do projeto de decreto legislativo de outorga do título.
Considerado um dos principais nomes da política estadual e nacional, “forjou uma carreira que se estende por mais de quatro décadas, jornada em que sempre demonstrou um compromisso profundo com o desenvolvimento do Estado e também de Joinville.”
Senador Esperidião Amim/ Mauro Schlieck/CVJ
O título
O Título de Cidadão Honorário é destinado a pessoas nascidas em outras cidades que desempenhem relevantes serviços à sociedade. Os vereadores podem propor até dois títulos por legislatura cada um.