Início Notícias Novo ginásio de esportes é apresentado em audiência da Comissão de Educação

Novo ginásio de esportes é apresentado em audiência da Comissão de Educação

0

RESUMO: Joinville planeja um novo ginásio municipal com capacidade para 5 a 6 mil espectadores, localizado nos fundos da Univille. O complexo visa atrair competições nacionais e internacionais, como a Copa Davis, e terá estrutura moderna com arquibancadas retráteis e climatização. Apesar da capacidade questionada, o projeto é considerado adequado para o público local, e a gestão será, futuramente, entregue à iniciativa privada. O ginásio também contará com uma sala sensorial para atender pessoas com necessidades especiais.

Na noite desta terça-feira (28), a Comissão de Educação fez uma audiência pública para a apresentação do novo ginásio municipal de Joinville.

Na reunião, o secretário de Esportes, Douglas Steffen, detalhou que o complexo esportivo ocupará uma área de 30 mil m² nos fundos da Univille, com acesso principal pela avenida Edgar Nelson Meister, e terá uma capacidade para receber entre 5 mil e 6 mil espectadores.

Steffen explicou que a concepção do ginásio foi elaborada em abril de 2023 com o objetivo de criar um espaço capaz de sustentar um calendário de eventos que coloque Joinville no mapa de competições esportivas nacionais e internacionais. Com entusiasmo, citou a possibilidade de a cidade voltar a sediar a Copa Davis, torneio internacional de tênis.

Sobre a localização, o secretário afirmou que a decisão pelo terreno da Univille foi tomada ainda em 2023, priorizando a vantagem logística da área.

O secretário destacou que a intenção da Prefeitura é concluir a obra e entregar a gestão do equipamento público à iniciativa privada. Ressaltou, no entanto, que este modelo será avaliado, passará por consulta em audiência pública e por análise do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC).

Estrutura do novo ginásio

De acordo com a apresentação da Secretaria de Esportes (Sesporte), o novo ginásio seguirá as seguintes premissas:

  • capacidade entre 5 mil e 6 mil lugares;
  • arquibancadas fixas e retráteis para ampliar a possibilidade de modalidades;
  • piso flutuante modular;
  • oito vestiários;
  • auditório;
  • 30 camarotes;
  • climatização;
  • estacionamento para 400 veículos com cobertura de paineis de energia solar;
  • reaproveitamento de água da chuva.

Maior capacidade

O presidente da Comissão de Educação e Desporte e proponente da audiência, Brandel Júnior (PL) questionou se o projeto não deveria prever maior capacidade nas arquibancadas, já que o Cau Hansen, utilizado atualmente como sede para o JEC Krona e Joinville Vôlei, tem média de 3.500 lugares disponíveis para as partidas.

Em resposta, Douglas explicou que o número previso no projeto (entre 5 mil e 6 mil lugares), é econômico e correto esportivamente. Segundo o secretário, no ano passado as partidas do futsal e vôlei tiveram médias de público entre 1.700 e 2.000 pessoas.

O secretário ainda confirmou que o projeto contemplará outro apontamento de Brandel, a instalação de sala sensorial, que poderia ocupar dos espaços dos camarotes, para que famílias atípicas possam ter um ambiente com auxílio para pessoas com necessidades especiais.

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile