A Comissão de Cidadania recebeu nesta quarta-feira (22) o Sindicato Viva Bem, associação de hotéis, restaurantes e bares em Joinville, para apresentar a campanha Joinville Sem Assédio. A proposta é credenciar esses estabelecimentos com o selo “Mulher Segura”, o que atestará que são capazes de oferecer auxílio, proteção e segurança às mulheres que neles estiverem passando por situação de assédio ou importunação.

Outra ação é a aplicação de um QR Code em que as mulheres podem acessar e pedir ajuda de forma discreta. Esse QR code ficaria no banheiro feminino e, após a leitura, abriria o whatsapp de algum funcionário do estabelecimento para prestar ajuda. O formulário para cadastro está disponível no site www.vivabemaqui.com.br.

A delegada Tânia Harada, da Polícia Civil, acredita que a aplicação do selo e do QR code darão publicidade para os estabelecimentos, o que pode aumentar a adesão ao projeto. “Apesar disso, acredito que a solução para esse tipo de problema não é mágica”, pontuou. “Parte da educação, da mudança de consciência, da conscientização de homens e mulheres”.

A vereadora Ana Lucia Martins (PT) questionou como será o preparo dos funcionários para lidar com a situação. De acordo com ela, o problema principal é a questão do estupro de vulneravél. “Se alguém colocar drogas na minha bebida, como eu vou pedir socorro?”, perguntou. “Precisamos saber se alguém no estabelecimento estará atento, preparado, principalmente para essa questão, os proprietários precisarão investir nisso”.

Já a vereadora Tânia Larsson (União Brasil) sugeriu que o projeto incluísse também os carrinhos de lanche, por ser algo mais comum dentro dos bairros. Ela também ressaltou a importância da utilização em eventos, como no Festival de Dança. Por fim, parabenizou a iniciativa e se colocou à disposição em nome da Procuradoria da Mulher.