Início Notícias Audiências Públicas Comunidade de Laranjeiras reivindica que território seja incorporado a Campo Alegre

Comunidade de Laranjeiras reivindica que território seja incorporado a Campo Alegre

Moradores da região do extremo noroeste de Joinville evidenciaram atendimento pelo município vizinho e apresentaram queixas quanto à prestação de serviços públicos pelo município de Joinville

0

Moradores da região de Laranjeiras participaram, na noite de quinta-feira (8), de uma audiência pública da Comissão de Urbanismo para reivindicar uma mudança de divisa municipal: eles querem que o território da comunidade deixe de pertencer a Joinville e passe a integrar o município vizinho, Campo Alegre. A audiência foi realizada no salão paroquial da capela São Judas Tadeu, localizada na estrada Laranjeiras.

A reunião contou com a presença de autoridades e representantes das duas cidades. O único vereador de Joinville presente foi Wilian Tonezi (PL). Também participaram vereadores de Campo Alegre e o vice-prefeito, Tancredo Ronzka (PP). O encontro foi promovido pela Câmara de Vereadores de Joinville.

Durante a audiência, moradores relataram dificuldades de acesso a serviços públicos prestados por Joinville. A distância e a falta de segurança no tráfego da estrada Dona Francisca, que liga a região ao centro urbano de Joinville são alguns dos problemas apontados. Já a proximidade e o vínculo histórico com Campo Alegre são apresentados como argumentos para justificar a mudança de divisa.

A proposta de incorporação da região ao município de Laranjeiras foi apresentada na reunião por Newton Mendes, que representou os moradores de Laranjeiras proprietário de terra na região das nascentes do rio Cubatão do Norte. Ele exibiu uma apresentação indicando uma proposta de como a divisão poderia ser realizada, a partir de duas linhas retas perpendiculares (confira na imagem).

Há um claro consenso entre os moradores e proprietários da região quanto à necessidade da mudança, ficando as dúvidas relacionadas à possibilidade de o traçado acabar gerando situações em que um imóvel fique parte em um município e parte em outro.

A região de Laranjeiras está situada no extremo Noroeste de Joinville, próximo à divisa com Campo Alegre. O local faz parte do distrito de Pirabeiraba, mas a ligação com Joinville é dificultada pela geografia e pela distância. Vários moradores relataram que utilizam com frequência os serviços públicos de Campo Alegre, como escolas, unidades de saúde e comércio.

Essa é uma discussão que já foi tratada em outros momentos ao longo das últimas décadas, mas que voltou a ganhar força em 2023, quando a Associação de Moradores de Laranjeiras encaminhou um abaixo-assinado à Prefeitura de Joinville solicitando a pavimentação da estrada Laranjeiras.

O diretor-executivo da Secretaria de Planejamento Urbano de Joinville, Paulo Henrique Klein, destacou que a mudança precisa ser discutida com calma, mas que a proposta será avaliada pelo conjunto das secretarias do município de Joinville. Qualquer alteração de divisa deve considerar aspectos legais, urbanísticos e geográficos, e deve contar com o envolvimento de órgãos estaduais e municipais.

Para que a mudança de divisa possa ocorrer, é necessário que haja consenso entre os dois municípios e a aprovação de uma lei estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile