Início Notícias A palavra livre da sessão desta segunda-feira, 11 de março de 2022

A palavra livre da sessão desta segunda-feira, 11 de março de 2022

0
Sessão ordinária

Diego Machado (PSDB) falou que há problemas na cidade — como os debatidos hoje na Comissão de Saúde com o secretário de Saúde, Jean Rodrigues da Silva —, mas que também há coisas boas, como a abertura dos Jogos Estudantis, na última sexta-feira. O vereador parabenizou a Prefeitura pela organização do evento.

Ana Lucia Martins (PT) disse que teve reunião com mulheres imigrantes da região do Comasa. Ressaltou a dificuldade que elas têm de encontrar empregos e de trazer os filhos para o Brasil. Elas não conseguem garantir seu direito de reunir sua família, o que é garantido por lei federal. Pediu apoio à vereadora Tânia para sensibilizar empresários para a causa das mulheres imigrantes.

Sidney Sabel (Democratas) disse que tem participado de reuniões do Conselho de Segurança em Pirabeiraba e chamou a atenção para problemas na iluminação pública. Falta iluminação em todas as regiões, o que coloca a segurança da comunidade em risco. É inadmissível que uma empresa recém-contratada tenha tantos problemas, em todos os bairros. Sugeriu convidar o Seinfra e a empresa para dar respostas à comunidade. No segundo ano de governo do partido Novo, estamos com os velhos problemas. Fará requerimento para uma reunião.

Henrique Deckmann (MDB) contou ter tido reunião com o prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho, para o qual apresentou o projeto turístico Caminhos de Peabiru e tratou de assuntos do bairro Jardim Paraíso. Falou ainda do novo posto de venda de produtos da Associação Joinvilense de Agroindústrias Artesanais Rurais (AJAR) no pórtico de Joinville. Também abordou a saúde pública. Disse que os hospitais estão sobrecarregados porque os pacientes deveriam estar na atenção primária, que deveria receber mais investimentos.

Alisson Julio (Novo) falou sobre a abertura dos Jogos Estudantis de Joinville, depois de tantos problemas que passamos com a pandemia, e que ficou emocionado. Falou ainda que foi sancionada a Lei do 5G, que faz de Joinville uma das primeiras a regulamentar a instalação de antenas de pequeno porte para a recepção da tecnologia. Depois das capitais, as maiores cidades e com ambiente favorável serão escolhidas para receber o 5G. Os investimentos serão bancados pela iniciativa privada.

Neto Petters (Novo) disse que esteve na Escola Nagib Zattar falando sobre a importância do voto, em projeto da Escola do Legislativo. Falaram da tramitação de projetos, das comissões e outros assuntos. Foram duas horas de conversa. Comentou ainda sobre um empreendedor que deseja montar empreendimento na cidade e estava encontrando dificuldades. Conversou com Sepud para viabilizar o empreendimento, que gerará empregos, e hoje teve reunião com a Sama para atualizar o Código de Obras. O ideal seria simplificar o máximo, que não fosse necessário conversar com vereador e secretário, mas deu certo: serão 20 empregos na área do lazer, com investimento de meio milhão de reais.

Wilian Tonezi (Patriota) apresentou relatório sobre filas na saúde pública. Algumas filas de espera para consultas diminuíram, como para tomografia, outras aumentaram. Secretários estiveram hoje na Comissão de Saúde para debater problemas em convênios, que precisam ter a contratação acelerada porque não há como o município contratar profissionais suficientes para atender à demanda. Processo está mais burocrático do que antes. Além disso, o secretário estadual de Saúde não enviou ninguém para explicar a ausência de Joinville em investimentos na saúde.

Lucas Souza (PDT) disse que foi vereador mirim e participou de estágio visita na Assembleia de SC e no Congresso Nacional. Fez apelo pela aprovação de projeto de resolução que estabelece estágio visita na CVJ, uma semana de experiência para estudantes, promovida pela Escola do Legislativo da CVJ. A Câmara tem que se abrir para a juventude.

Brandel Junior (Podemos) parabenizou a Prefeitura pela abertura dos Jogos Estudantis, na última sexta. A emoção de estar na abertura foi muito grande, a galera toda vibrando, sem máscara, vivendo um novo momento na nossa cidade, despertando a vontade de vencer.

Kiko do Restaurante (PSD) fez esclarecimento sobre a rua Witmarsum, no Comasa, que terá os problemas resolvidos nesta semana. Falou ainda que tem pedidos para mão dupla em algumas ruas e agradeceu ao supervisor de manutenção da Celesc pelo atendimento de demanda na rua Francisco José de Oliveira com a rua Primeiro de Maio, no bairro Boa Vista.

Pastor Ascendino Batista (PSD) disse que esteve em Brasília, na semana passada, onde foi ao Ministério do Desenvolvimento Regional conversar sobre um segundo acesso ao Jardim Paraíso e ao Ministério de Turismo, com outras demandas. Também acompanhou o deputado federal Darci de Matos ao Supremo Tribunal Federal (STF), que julga Ação Direta de Inconstitucionalidade contra os Bombeiros Voluntários de Joinville, que fazem um trabalho muito importante. Esteve ainda com prefeito e vice-prefeita de Joinville em conversa sobre praça no Jardim Paraíso, com emenda de meio milhão de reais de Darci de Matos, a quem agradeceu. O custo da praça é de R$ 700 mil.

Sair da versão mobile