Início Notícias A palavra livre da sessão desta terça-feira (22/02/22)

A palavra livre da sessão desta terça-feira (22/02/22)

0
Sessão Ordinária

Wanderlei Monteiro (PT) disse que tem sido procurado por servidores municipais, que relatam que o reajuste de 12,88% concedido pela Prefeitura, com base no IPCA de maio de 2020 a dezembro de 2021, não foi aplicado ao vale alimentação. Segundo o vereador, “o custo de vida aumentou é uma questão de justiça repassar o índice ao benefício”.

Luiz Carlos Sales (PTB) agradeceu aos vereadores que aprovaram a Lei Municipal 8.973/2021, que trata da Semana de Prevenção e Combate ao alcoolismo. No dia 17 deste mês, a Câmara sediou um encontro para aproximar redes de prevenção ao alcoolismo que existem em Joinville.

Cassiano Ucker (Cidadania) falou que cumpriu seu papel como vereador ao pedir abertura de CPI para avaliar a denúncia envolvendo o secretário de Infraestrutura (Seinfra), Jorge de Sá, mas alertou que cinco vereadores assinaram a CPI (são necessárias sete assinaturas para abertura da comissão).

Sidney Sabel (União Brasil) também citou a abertura da CPI, que não foi aprovada pela casa legislativa. Sabel informa que protocolou ofício na Comissão de Urbanismo para a Procuradoria da CVJ explicar o motivo pelo qual todos os assuntos legislativos devem passar por Urbanismo.

Claudio Aragão (MDB) falou sobre a tragédia em Petrópolis (RJ) com as chuvas que vêm vitimando centenas de pessoas. Claudio alegou que enchentes causam problemas em vários municípios e citou os rios Itaum e Itaum-mirim, de Joinville, que preocupam moradores das margens.

Neto Petters (Novo) falou sobre a situação da Ceasa. Segundo o vereador, representantes da Prefeitura estiveram com membros do governo estadual para tomar uma decisão em conjunto e melhorar a situação do local.

Érico Vinicius (Novo) falou de pavimentação e obras de infraestrutura em Joinville. Segundo o vereador, a ponte da rua Aubé, que vai ligar os bairros Bucarein e Boa Vista, deve ser uma das primeiras a sair do papel e criar uma alternativa de mobilidade na zona leste da cidade.

Wilian Tonezi (Patriota) relatou reunião da Comissão Especial que foi criada para acompanhar as investigações sobre queda da calçada no evento Natal Cultural. Tonezi apelou ao Poder Judiciário e ao Ministério Público Estadual para o rápido trâmite dos procedimentos investigatórios, para que haja reconstrução da galeria e liberação da via ao tráfego de veículos.

Maurício Peixer (PL) falou sobre a necessidade de dialogar com a população para intermediar as demandas da comunidade. Peixer disse que haverá uma reunião pública no bairro Paranaguamirim para discussão sobre a construção do um binário e de uma capela mortuária.

Brandel Junior (Podemos) comentou sobre a reunião que teve com o reitor da Univille, Alexandre Cidral, e o secretário de Esportes, André Mattos, sobre a revitalização da pista de atletismo da Univille.

Pastor Ascendino Batista (PSD) abordou a reunião que teve com moradores da rua Eli Soares, no bairro Floresta, que reclamam do trânsito intenso. Segundo Ascendino, para amenizar o problema, será proibido o tráfego de caminhões e será construída uma lombada próxima à escola Dom Pio de Freitas.

Diego Machado (PSDB) disse que se reuniu com o secretário de Educação, Diego Calegari, a fim de buscar soluções para os transtornos da falta de transporte escolar no distrito de Pirabeiraba. Segundo Diego, Calegari afirmou que, a partir de hoje (23), ônibus de Transtusa e Gidion serão chamados para atender aos roteiros das áreas rurais.

Tânia Larson (União Brasil) agradeceu à Prefeitura pela agilidade em fornecer a ficha de castração de animais domésticos para pessoas cadastradas no Bolsa Família. Segundo a parlamentar, quem tem o CadÚnico pode fazer a solicitação para castrar seus animais via WhatsApp (47) 98880-1911.

Sair da versão mobile