Início Notícias Alunos de escolas municipais podem ter educação fiscal no currículo

Alunos de escolas municipais podem ter educação fiscal no currículo

Comissão de Educação recebeu representantes da Receita Federal para apresentação do programa "Cidadania Fiscal"; Secretário de Educação demonstrou interesse

0

RESUMO: A Comissão de Educação recebeu a Receita Federal para apresentar o programa “Cidadania Fiscal”, que propõe incluir conteúdos sobre tributação e cidadania fiscal na educação básica da rede municipal de Joinville. O programa, já em andamento em outros municípios, foca na importância social dos tributos, combate à corrupção e transparência. O secretário de Educação de Joinville confirmou interesse em viabilizar a parceria. 

A Comissão de Educação desta terça-feira (22) recebeu representantes da Receita Federal para apresentação do programa “Cidadania Fiscal”, em parceria com o Ministério da Educação (MEC). O projeto propõe a inserção de conteúdos sobre tributação e cidadania fiscal na educação infantil, ensino fundamental e médio da rede municipal.

O delegado Sidney Alves Ramos detalhou que a iniciativa, já implementada em diversos municípios, como Balneário Camboriú (Lei 5.020/2025), possui matriz curricular estruturada pelo MEC com foco na importância social dos tributos, no combate à corrupção, sonegação e pirataria e na transparência da aplicação de recursos públicos.

Ramos sugeriu que Joinville siga o modelo de Balneário Camboriú, adaptando-o à realidade local.

O secretário municipal de Educação, Diego Callegari, confirmou interesse na proposta e anunciou continuidade das tratativas para viabilizar a parceria no município.

Delegado da Receita Federal Sidney Alves Ramos/Mauro Schlieck/CVJ

Posicionamentos dos vereadores

Cleiton Profeta (PL) considerou a proposta pertinente, contudo questionou a capacidade operacional da Secretaria de Educação para implementação da proposta.

Com relação à questão tributária, o parlamentar criticou a complexidade do sistema tributário nacional e rejeitou a importância do Estado na solução de problemas sociais.

Vanessa da Rosa (PT) defendeu a medida como formação cidadã essencial para jovens conscientes sobre a temática e também atuantes na sociedade.

A parlamentar ainda citou um exemplo positivo, em menor escala, da implementação do conteúdo em uma escola de Joinville.

Liliane da Frada (Podemos) destacou a necessidade de envolver as famílias no processo da educação fiscal.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile