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Cidadania cobra ações da Prefeitura para acelerar expedição de documentos a imigrantes

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Nesta quarta-feira (14), a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos debateu as dificuldades que imigrantes, especialmente venezuelanos e haitianos, enfrentam para conseguir documentos junto à Polícia Federal em Joinville. Conforme relatos apresentados na reunião, a demora, que vai de 40 a 60 dias para a expedição de um documento de identidade, por exemplo, impede que imigrantes possam arrumar emprego na cidade.

Em Joinville há dois anos, o venezuelano Helmer Gomez contou que a demora para conseguir documentos é a maior dificuldade que os imigrantes encontram aqui. Para agilizar o serviço, os vereadores aprovaram um requerimento para que a Prefeitura de Joinville apresente, na reunião do colegiado no dia 9 de agosto, encaminhamentos sobre um possível convênio do município com a Polícia Federal, com a participação de universidades da cidade. A ideia foi proposta pelo presidente da comissão, Pastor Ascendino Batista (PSD), a partir de modelos apresentados pelo delegado da Polícia Federal em Joinville, Oscar Biffi.

Sobre a atual forma de atendimento aos imigrantes em Joinville, Biffi explicou que os imigrantes precisam iniciar um processo de identificação via e-mail e depois agendam uma data para atendimento e entrega de documentos solicitados pelo órgão. Segundo o delegado, em média, o processo para o imigrante receber o número da identidade demora em torno 60 dias.

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