Início Notícias Saúde debate implantação de programa de redução de mortalidade na Maternidade Darcy...

Saúde debate implantação de programa de redução de mortalidade na Maternidade Darcy Vargas

A Rede Alyne, ex-Rede Cegonha, é um programa do SUS que visa fortalecer a atenção materno-infantil

0

Nesta quarta-feira (19), a Comissão de Saúde recebeu convidados da Maternidade Darcy Vargas e da Secretaria Municipal de Saúde para discutir o processo de implantação da Rede Alyne (antiga Rede Cegonha) no município. O debate, requerido por Henrique Deckmann (MDB), teve como objetivo a apresentação e avaliação dos avanços da rede de atenção materno-infantil na unidade de saúde.

A Rede Alyne é um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa fortalecer a atenção materno-infantil, com foco na redução da mortalidade materna e infantil e no combate às desigualdades raciais e regionais no acesso à saúde. Garante cuidado integral e humanizado a gestantes, puérperas e crianças, desde o pré-natal até o pós-parto e acompanhamento infantil.

No encontro, a gerente de Qualidade da Secretaria de Saúde, Juliana Safanelli, explicou que a Rede Alyne funciona por meio de uma atuação integrada entre a Maternidade Darcy Vargas, a gestão municipal e a Gerência Estadual de Saúde. Ela informou que o grupo de trabalho já realizou reuniões e definiu as primeiras iniciativas, como a revisão do protocolo de pré-natal, uma vez que a Rede Alyne incorpora novos exames e diretrizes.

A gerente apresentou que Joinville registra queda no indicador de mortalidade infantil, de próximo de 8 para 6 mortes a cada mil nascimentos, além de apenas uma morte materna nos últimos cinco anos. Na análise de Juliana, os índices refletem um cenário positivo dos exames de pré-natal no município.

O diretor da Maternidade Darcy Vargas, Fábio André Correia Magrini, apresentou os resultados da reestruturação da unidade, destacando a realização de dez obras em um ano e meio, como a mudança da emergência, ampliação do banco de leite e revitalização de quartos. Para 2026, Magrini informou que estão previstas a reforma do centro obstétrico, do ambulatório, troca de pisos e conclusão de novos quartos.

Diretor da Maternidade Darcy Vargas, Fábio André Correia Magrini/ Mauro Schlieck/CVJ

Conforme o diretor da unidade, a maternidade também se prepara para o atendimento multicultural, com cartilhas impressas em cinco idiomas e enfermeiras capacitadas em inglês e francês. A unidade ainda conta com três sistemas de transporte, incluindo uma UTI Móvel para recém-nascidos prematuros, que circula em baixa velocidade e precisa de respeito e paciência dos motoristas da cidade, salientou Magrini.

Fábio Magrini manifestou desapontamento pela designação de Porto Alegre, e não Joinville, como articulador regional da Rede Alyne. Na avaliação dele, a Maternidade Darcy Vargas reúne condições de assumir a referência, por ser a maior unidade do gênero em Santa Catarina e apresentar os melhores indicadores de saúde. O diretor informou que já encaminhou solicitação formal ao Ministério da Saúde requerendo a revisão da decisão.

A Rede Alyne

Criada em homenagem a Alyne Pimentel, morta em 2002 por falta de assistência adequada durante a gestação, a rede organiza e articula os serviços de saúde para assegurar atendimento contínuo e evitar a “peregrinação” por atendimento. O programa também reestruturou o financiamento, aumentando repasses para exames de pré-natal e reforçando a infraestrutura da rede.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile