Início Notícias Destaque do Dia Comissão de Saúde debate atendimento a pessoas com fibromialgia em Joinville

Comissão de Saúde debate atendimento a pessoas com fibromialgia em Joinville

Presidente da Anfibro destacou o avanço do PL 3010/2019 no Congresso e a importância das Práticas Integrativas Complementares (PICs)

0

RESUMO: A reunião da Comissão de Saúde, proposta pelo vereador Pastor Ascendino Batista (PSD), focou na implementação de atendimento multidisciplinar para a fibromialgia na cidade. Flávia Mesquita, presidente da Anfibro, destacou o avanço do PL 3010/2019 no Congresso e a importância das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) para o tratamento, que enfrenta dificuldades via SUS. A Secretaria de Saúde de Joinville informou que a cidade já conta com 487 profissionais capacitados em PICs e uma linha de cuidados para a doença.

A reunião da Comissão de Saúde da Câmara de Joinville desta quarta-feira (9), requisitada pelo vereador Pastor Ascendino Batista (PSD), teve a participação da presidente da Associação Nacional de Fibromiálgicos (Anfibro), Flávia Mesquita.

A intenção do encontro foi discutir a instalação de um atendimento multidisciplinar para o tratamento de fibromialgia em Joinville. “Joinville, como a maior cidade do estado, tem que dar exemplo”, enfatizou o parlamentar.

A presidente da Anfibro falou sobre o processo de votação do PL 3010/2019, que é avaliado no Congresso Nacional, indo desde a sua instância estadual até a reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Flávia contou também das dificuldades do tratamento via SUS e a importância das Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

Representando a Secretaria de Saúde de Joinville, a enfermeira Fernanda Cristina ressaltou algumas medidas que a cidade promove, como a portaria que regulariza as PICs no município e a linha de cuidados da fibromialgia. Existem na cidade 487 profissionais capacitados em práticas integrativas.

Entenda a fibromialgia

A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

Projeto está pronto para a sanção

O projeto de lei que institui o Programa Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa Acometida por Síndrome de Fibromialgia ou Fadiga Crônica ou por Síndrome Complexa de Dor Regional ou outras doenças correlatas, o 3010/2019, foi aprovado no Senado e está pronto para a sanção do presidente Lula (PT).

O programa deverá seguir diretrizes como atendimento multidisciplinar, participação da comunidade, divulgação de informações e incentivo à pesquisa.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile