Início Notícias Destaque do Dia Comunidade da Zona Sul opina sobre transformar 32 km quadrados em área...

Comunidade da Zona Sul opina sobre transformar 32 km quadrados em área urbana

Se aprovado, o PLC prevê a região deverá ser ocupada, prioritariamente, por parques industriais e a instalação de comércios e serviços de apoio

0

A Comunidade Martin Luther, no quilômetro onze da rua Santa Catarina, recebeu, na última quarta (25), vereadores e associações de moradores da região para o debate do Projeto de Lei Complementar 36/2023. A proposta, com autoria da Prefeitura, sob relatoria em Urbanismo de Wilian Tonezi (PL), prevê a transformação de mais de 32 quilômetros quadrados de área rural, em área urbana.

Veja a apresentação do projeto.

O espaço compreende a porção de terra próxima ao acesso sul da BR-101 e o entroncamento com a BR-280, entre os municípios de Araquari e Guaramirim e equivale, segundo dados do IBGE, ao dobro da área urbanizada de Balneário Camboriú.

Se aprovado, o PLC prevê a região deverá ser ocupada, prioritariamente, por parques industriais e a instalação de comércios e serviços de apoio, com espaço para a presença de universidades, e, em algumas regiões, até a ocupação residencial. 

No encontro, uma preocupação levantada por produtores rurais da região, é se, com a mudança, eles seriam obrigados a pagar IPTU. Em esclarecimento, o secretário de planejamento urbano, Marcel Virmond, garantiu que produtores rurais e famílias de baixa renda serão isentos da cobrança, mas afirmou que com a transformação para área urbana, a prefeitura não fará mais a cobrança do ITR, Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural, para quem habitar na localidade. 

Ouça a reportagem completa da Rádio Câmara Joinville 102,3 FM

https://camara.joinville.br/wp-content/uploads/2024/05/240426-cvjn-zona-sul.mp3?_=1

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile