A Câmara de Vereadores de Joinville vai realizar na próxima semana, entre os dias 21 e 23 de setembro, o 1º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência, e o foco desta primeira edição está no transtorno do espectro autista (TEA). O tema é “Autismo: Desafios e Panorama Atual”, e as inscrições para o evento já estão abertas. Basta preencher o formulário e indicar em quais palestras pretende acompanhar para garantir sua vaga entre os 260 lugares do plenário da Casa do Povo.
Profissionais de educação e de saúde, estudantes, pais e acadêmicos que tenham contato com pessoas com TEA, bem como qualquer interessado no tema, podem participar do evento, que ocorre na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro). O evento será conduzido pela Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Joinville.
Programação
21 de setembro
19h30 – Abertura e palestra com o Dr. Felipe Becker;
22 de setembro
8h30 – Palestra com a Dra. Mariana Gonzaga;
14h – Palestra com a Dra. Mariana Gonzaga;
19h30 – Palestra com a Dra. Gisele Domingues;
23 de setembro
8h30 – Palestra da Secretaria de Educação;
10h – Palestra com Dra. Bruna Lavaco;
14h – Palestra com Marcos Petri.
Antecipação
Idealizador do evento, o vereador Brandel Junior (Podemos) destacou que é preciso “ver o mundo a partir da perspectiva do autista”, e destacou que, entre as prioridades da discussão deve estar a busca por antecipar os laudos. “Quanto antes o laudo for realizado, melhor será a vida da pessoa que está no espectro”.
O vereador destacou, ainda, a palestra final do evento, que vai ocorrer na sexta-feira (23), com Marcos Petry, diagnosticado com autismo severo e que hoje é poliglota e produtor de conteúdo no Youtube para o canal Diário de um Autista.
Já o presidente da Câmara, o vereador Maurício Peixer (PL), destacou a palestra com a neuropsicopedagoga clínica Gisele Domingues Silva Mallon, que deve se centrar nas relações entre as pessoas do espectro e seus familiares. Ou, nas palavras de Brandel, “cuidar de quem cuida”.
Peixer destacou que o evento vai contribuir para uma melhor orientação das famílias e das escolas sobre o tema. O presidente da Casa ainda observou que, embora o recém-sancionado Plano Diretor tenha sido um foco de atenção recente da Câmara, o parlamento sempre busca dar atenção às pessoas com deficiência, por meio de fiscalização das políticas públicas já existentes e pela criação de legislações que as reforcem.