Início Notícias Falta de medicamentos deverá ser publicada no Portal da Transparência

Falta de medicamentos deverá ser publicada no Portal da Transparência

Projeto encabeçado por Cassiano Ucker (União Brasil) também quer publicação da expectativa de recebimento

0

Medicamentos em falta na rede municipal de saúde terão que ser informados no Portal da Transparência do município. A medida está prevista no Projeto de Lei Ordinária 212/2023, aprovado pela Câmara em sessão extraordinária nesta quinta-feira (14).

A proposta, apresentada por Cassiano Ucker (União) e co-assinada pelos demais parlamentares, pretende mudar a lei que criou o Portal da Transparência para obrigar a publicidade semanal do estoque de medicamentos, com os respectivos locais de disponibilidade na rede pública.

O projeto também determina a publicação da expectativa de recebimento dos remédios.

Ucker defendeu, na justificativa do projeto, que a ideia é aliviar o atendimento da Farmácia Básica da Saúde do Município. O vereador considera que a consulta prévia deste cadastro poderá gerar informações de disponibilidade ou não do medicamento para evitar deslocamentos desnecessários dos munícipes.

Em setembro, o Plenário manteve o veto do prefeito Adriano Silva (Novo) a um texto com o mesmo objetivo do PLO 212/2023. Na ocasião, os vereadores consideraram a justificativa de que o texto chegou ao prefeito com erro. Em vez de “semanal”, como aprovado pelos vereadores, o texto enviado ao Executivo informava que a publicação deveria ser “diária”.

Cassiano Ucker/ Mauro Schlieck/CVJ

Sair da versão mobile