Início Notícias Comissões Audiência Pública discute ART

Audiência Pública discute ART

0

A audiência pública realizada na noite da última quinta-feira, dia 19, no plenário, da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), teve por objetivo a discussão da transformação da Área Rural de Transição Residencial (ARTI) “Sul” em Área Rural de Expansão Urbana (AREU-I), e de instituição dos usos e índices urbanísticos admitidos. Esta foi a segunda audiência para debater sobre as diretrizes estratégicas e que institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, como também define o macrozoneamento do município e o uso e ocupação do solo, dispostos no Projeto de Lei Complementar nº 13/11. Áreas de Transição Rural (ART’s) fazem parte da Lei de Ordenamento Territorial (LOT) de Joinville. Pela nova lei farão parte das ARTs regiões localizadas nos bairros de Pirabeiraba, Panaguamirim e na Curva do Arroz, que faz divisa com Araquari e Guaramirim, tema desta que foi a segunda audiência pública.

Os moradores que compareceram a audiência pública, em número muito reduzido, aproveitaram para fazer alertas e sugestões tanto para adequação das ART´s quanto da LOT de maneira geral. Para o arquiteto e urbanista Sérgio Gollnick, ex-secretário de planejamento do município, que participou do evento, é preciso definir de forma clara quais são as áreas que podem e as que não podem ser ocupadas em hipótese nenhuma. “A LOT também deve servir pra resolver os problemas de carência em infraestrutura e mobilidade”, acrescentou Gollnick.

Mesmo sem ter uma clara noção do assunto em discussão, o morador Milton Vieira Filho criticou a demora para aprovação da LOT e alertou que o procedimento pode levar novas empresas e até outras já instaladas em Joinville para o vizinho município de Araquari. “Araquari resolveu seu problema da LOT em seis meses é isso serve de exemplo”, avaliou Vieira.

Sulamita Kaiser, integrante da direção da Associação das Imobiliárias de Joinville fez o mesmo alerta, “estamos deixando que novas grandes empresas escolham Araquari e não Joinville. Não podemos pensar que a cidade é a mesma de 20 anos atrás. Eu vejo que há um esforço da Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores de Joinville para que a cidade cresça ordenadamente, porém, os entraves atrapalham”, finalizou Sulamita.

 Participaram da audiência os vereadores Jucelio Girardi, Tânia Eberadt, Lauro Kalfels, Maurício Peixer, Alodir Alves de Cristo, João Rinaldi e James Schoroeder. De acordo com o vereador Lauro Kalfels, presidente da Comissão de Urbanismo, as audiências públicas não têm o papel deliberativo, apenas consultivo para que o Poder Legislativo, ao atender dispositivos legais, possam encaminhar da melhor maneira possível as tendências dos anseios da maioria da população joinvilense. A próxima Audiência Pública será realizada no dia 24 de abril, terça-feira, discussão das ART´s será no dia 24 de abril, às 19h30, no galpão da igreja da Comunidade Evangélica da Ressurreição, na Estrada da Ilha, 2.911.

Foto de Sabrina Seibel

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile