A Serra Dona Francisca volta à pauta da Câmara na próxima segunda (21), às 19h30. Uma reunião pública da Comissão de Urbanismo, no plenário, discutirá melhorias na sinalização de trânsito, tráfego de cargas perigosas e a ausência de sinal de celular na SC-418.
Foram convidados deputados estaduais, Defesa Civil, Conselho de Segurança de Pirabeiraba, Corpo de Bombeiros Voluntários, Sindicato de Empresas de Transportes de SC, Acij, Ajorpeme, Sama, Seinfra, as polícias rodoviárias estadual e federal, e a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de SC.
Uma moção do presidente da Comissão, Jaime Evaristo (PSC), endereçada ao governo estadual, já pediu melhorias no trecho da serra que liga Joinville a São Bento do Sul. Segundo ele, acidentes no local são quase diários.
Tráfego proibido
Na semana passada, a Comissão de Legislação da Câmara deu parecer favorável a um projeto do vereador Fabio Dalonso( PSD), que proíbe o tráfego de veículos de carga perigosa à noite na serra Dona Francisca.
Dalonso justifica a proposta com o fato de que é na serra Dona Francisca que nascem o Rio Cubatão e seus afluentes, responsáveis por mais de 70% do abastecimento de água de Joinville. Acidentes com cargas tóxicas poderiam contaminar os cursos e interromper o abastecimento.
A proibição, conforme o projeto, vai das 6 da tarde às 7 da manhã, no trecho da SC-418 compreendido entre o viaduto da BR-101, em Pirabeiraba, e o limite de Joinville com Campo Alegre, já no alto da serra.
Dalonso também é autor de projeto que cria uma taxa para caminhões circularem à noite na serra.