A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Joinville, através dos vereadores Levi Rioschi (presidente da comissão) e Mauricinho Soares, fez uma visita ao secretário Municipal de Saúde, Armando Dias, e à gerente das Unidades de Vigilância em Saúde, Jeane Vieira, para coletar mais informações sobre a questão da gripe H1N1.
Os parlamentares estavam preocupados com as duas mortes registradas na cidade devido à gripe H1N1. A causa da morte dos dois homens (de 42 anos e de 54 anos), segundo a Secretaria da Saúde, é que se encontravam bastante debilitados e também tinham diabetes e hipertensão.
O secretário garantiu aos dois parlamentares que Joinville não tem epidemia nem pandemia. “Está tudo sob controle. Nossas equipes estão atentas para evitar o avanço dos casos em Joinville. A nossa preocupação é quanto ao diagnóstico precoce e ação imediata”, afirma ele.
Ainda segundo o secretário, mais de 97% da população receberam vacinação contra a gripe H1N1, sendo este um número bastante expressivo. A vacina começa a fazer efeito no corpo humano depois de 15 dias. “É muito importante a população estar atenta a higiene das mãos e boca”, ressalta Armando.
O presidente da Comissão, Levi Rioschi, elogiou o trabalho e a preocupação do órgão que está preparado para qualquer tipo de intervenção. “Acreditamos que a prevenção é tudo e podemos observar que a Secretaria está bem preparada”, frisa Levi.