Foi discutido nesta segunda (21), na Comissão de Legislação, a criação de um calendário oficial de eventos culturais de Joinville. Esse calendário pretende incluir a Lei Ordinária de número 111/2015, que visa integrar o Festival de Dança de Joinville no calendário.
Joinville ainda não tem um calendário oficial de eventos culturais. Por isso, a Consultoria Legislativa da Casa sugeriu que a prefeitura apresente um projeto de lei instituindo um calendário oficial de eventos na cidade.
Para o diretor da fundação cultural, Guilherme Gassenferth, é necessário estabelecer critérios mínimos para que o evento possa estar no calendário.
Segundo ele, o Festival de Dança de Joinville é um evento de grande prestígio para o munícipio.
“É o evento cultural de maior relevância na cidade, além de ter uma grande importância cultural, turística e econômica para Joinville”, disse.
O presidente da comissão, vereador Maurício Peixer (PR), lembrou que é importante destacar nos projetos o financiador dos eventos.
Festival
O Festival de Dança de Joinville é considerado pelo Guinness Book o maior festival de dança do mundo em número de participantes. Na sua última edição, em 2015, teve um público de mais de 200 mil pessoas, com a participação de mais de seis mil bailarinos.
São 11 dias dedicados a vários eventos de dança. Em 2016, o evento terá sua 33º edição.
Texto: Talissa Peixer, estagiária / Supervisão e edição: Carlos Henrique Braga / Foto: Nilson Bastian