Início Notícias Comissões Decreto deve antecipar verbas para reforma do Presídio Regional

Decreto deve antecipar verbas para reforma do Presídio Regional

0

O decreto de Situação de Emergência no sistema prisional de Santa Catarina tornará mais rápida a liberação de verbas para reforma do Presídio Regional de Joinville. As obras devem começar na segunda quinzena de setembro e devem receber entre R$ 9 milhões e R$ 11 milhões em recursos.

A informação foi repassada a membros da Comissão de Cidadania, na última sexta, pelo secretário-adjunto de Justiça do Estado, Roberto Garcia, segundo o presidente da comissão, Richard Harrison (MDB). O vereador disse que as verbas já estavam previstas, e que tornarão possível “adequar as vagas para que haja condições de prender e executar a pena”.

O secretário-adjunto também teria se comprometido a finalizar as obras da penitenciária feminina ainda neste ano, segundo o vereador. Ele estava acompanhado dos vereadores Pelé (PR) e Natanael Jordão (PSDB), membros da Comissão de Cidadania.

Novo zoneamento

Vereadores estiveram no presídio no ano passado, quando avaliavam uma mudança no zoneamento que permitiria reformas no local – o novo zoneamento já entrou em vigor.

O complexo penitenciário foi erguido em 1987 e, na época, tinha 104 vagas. No ano passado, abrigava 780 detentos. Destes, a quase a totalidade é da comarca de Joinville, que inclui também Garuva e Itapoá.

Também no ano passado, o presídio foi interditado. Uma comissão da Ordem dos Advogados do Brasil em Joinville emitiu um diagnóstico no qual criticava, além da superlotação, a situação “precária” da saúde dos apenados.

Reportagem de Carlos Henrique Braga, com informações de Jeferson dos Santos. Edição de Felipe Faria.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile