Início Notícias Comissões Justiça Federal aguarda liberação de demolição do prédio do antigo fórum para...

Justiça Federal aguarda liberação de demolição do prédio do antigo fórum para construção de nova sede

0
Reunião na Sala Vip da presidência contou com a presença dos vereadores Odir Nunes, Maycon Cesar, Mauricinho Soares e o presidente da Câmara, Rodrigo Fachini, além dos juízes das seis varas federais
Reunião na Sala Vip da presidência contou com a presença dos vereadores Odir Nunes, Maycon Cesar, Mauricinho Soares e o presidente da Câmara, Rodrigo Fachini, além dos juízes das seis varas federais

As ruínas do edifício do antigo fórum, em esquina das ruas Dona Francisca e Princesa Izabel, podem vir a ser demolidas para permitir a construção da nova sede da Justiça Federal. Está em andamento um estudo para permitir a viabilidade da demolição, conforme o juiz federal Roberto Fernandes Junior. No mês passado o terreno foi entregue ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (que atende Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Fernandes esteve em reunião realizada hoje na Câmara para discutir meios de reunir representantes de diferentes setores da sociedade joinvilense com o fim de agilizar o início das obras. No dia 13, uma comitiva da cidade vai se reunir em Florianópolis para conversar com a diretora do TRF4, juíza Luíza Hickel Gamba, para pedir agilidade na liberação da demolição e no posterior início da construção da nova sede da Justiça Federal em Joinville.

O vereador Odir Nunes propõe a criação de uma Comissão Especial para analisar o andamento das obras da Justiça Federal (Projeto de Resolução 5/2015). A comissão proposta por Odir deve trabalhar de forma semelhante à articulação que ocorreu em 2012 e que permitiu que a cidade ganhasse uma sexta vara federal.

O parlamentar busca o apoio dos magistrados da Justiça Federal, de instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Joinville), de parlamentares dos municípios atendidos pela Justiça Federal de Joinville, e de entidades empresariais como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme).

O que a Justiça Federal julga?

À Justiça Federal cabe “julgar as causas que afetem interesse da União”, conforme Fernandes. Entre os crimes julgados pelos juízes dessa instância estão falsificação de moeda, sonegação de tributos e crimes cometidos contra o meio ambiente que atinjam bens federais. “A Baía da Babitonga, por exemplo, já nos trouxe várias ações”, explica o juiz federal.

Atualmente, a Justiça Federal está sediada em dois edifícios alugados, um na rua do Príncipe, 123, e o outro é o que fica entre o Fórum e a Câmara de Vereadores, na avenida Hermann August Lepper, 1060, cujo terreno deve ser entregue à Justiça Estadual. A Justiça Federal em Joinville atende também aos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú.

Foto de Sabrina Seibel

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile