Acolher idosos carentes e proporcionar um centro de convivência humanizado. Essa é a rotina e o desafio da Vila Vicentina, entidade sem fins lucrativos com sede no bairro Boa Vista, zona leste de Joinville. Na sessão ordinária desta noite (28), a presidente da entidade, Bernardete Joselina Matheis apresentou na Tribuna Livre aos vereadores o trabalho desenvolvido e os desafios futuros.
A Vila abriga 15 idosos em situação de risco social, dentre eles, são 14 mulheres e um homem. Bernardete solicitou ajuda do poder público para regularizar a área, como também encontrar mecanismos jurídicos para transformar a entidade em utilidade pública. “Atualmente abrigamos 15 idosos e podemos ampliar para 22, necessitamos de verbas para a reforma e ampliação”, defende Bernardete.
O vereador Lauro Kalfels destacou o trabalho voluntário realizado no local e destacou a necessidade do Executivo em isentar a cobrança do IPTU (Imposto Territorial Urbano). Maurício Peixer reforçou que se trata de uma instituição séria e que merece o suporte do poder público. O vereador Osmari Fritz reforçou o tratamento humanizado e respeitoso prestado aos idosos.
Já Roberto Bisoni divagou sobre o abandono das famílias aos anciãos. O vereador Manoel Bento aplaudiu o trabalho voluntariado desenvolvido na Vila. “Quem se dedica aos outros, merece toda nossa consideração”, argumentou Bento. Adilson Mariano defendeu a criação de novos centros de convivência como o da Vila Vicentina com o impulso e a participação do poder público.