Início Notícias Comissões Legislação volta a discutir a LOT

Legislação volta a discutir a LOT

0

A polêmica que se arrasta desde o início do mês de março, quando a Justiça sugeriu que os vereadores não votassem o Projeto de Lei Complementar nº 69/11, que dispõe sobre a LOT – Ordenamento Territorial Urbano e Rural de Joinville, de Uso e Ocupação do Solo, parte do Plano Diretor e Sustentável de Joinville –, por irregularidade na constituição do Conselho da Cidade, voltou à discussão na Comissão de Legislação, na tarde de hoje.

O vereador Manoel Francisco Bento entende que, neste caso, a recomendação do Ministério Público (MP) não teria ressonância jurídica no legislativo. Mas reiterou que, apesar da autonomia que o Poder Legislativo possui, tem sido uma praxe da Câmara seguir, em pelo menos 99% as recomendações feitas pelo MP, por isso acatava.

Já o vereador Patrício Destro manifestou preocupação em relação as questões econômicas e de desenvolvimento da cidade. Disse Destro que, empresas prestes a se instalarem em Joinville estariam propensas a desistirem motivadas pela falta de projetos referentes a definição do ordenamento territorial. “No futuro não poderemos ser responsabilizados pela saída de empresas da cidade”, reforçou Destro.

Também a presidente da comissão, vereadora Tânia Eberhardt questionou a orientação do MP. “Caso o Conselho da Cidade seja constituído, vamos aprovar a LOT sem discutir? Podemos alterá-la? Só assinamos o que o Conselho da Cidade fizer? Esses questionamentos precisam ser respondidos”, alertou a presidente.

O vereador Lauro Kalfels lembrou que, é preciso esclarecer que, o que estava irregular é a formação do Conselho da Cidade, mas o Executivo já informou ao MP que irá reformular o conselho.

Para continuar este debate será realizada uma reunião conjunta entre a Comissão de Urbanismo e a de Legislação, oportunidade em que será discutido ponto a ponto a recomendação do MP.

Ainda nesta reunião a comissão rejeitou o veto ao projeto 158/2009 da vereadora Zilnete Nunes que defende a criação do Manual da Rede de Saúde, um guia com todos os endereços da rede de saúde do município.

Foto de Sabrina Seibel

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile