A Câmara de Vereadores de Joinville realizou hoje – Dia da Consciência Negra – uma sessão solene para outorgar a Medalha de Mérito Antônia Alpaídes a oito personalidades indicadas por cada partido com assento no Poder Legislativo. Esta honraria foi criada pelo Decreto Legislativo 14/2006 para reconhecer aqueles que se destacam – seja por meio da arte, da cultura, do desenvolvimento social ou educacional – por relevantes trabalhos prestados ao município ou pela defesa da raça negra no município.
Neste ano, os outorgados com a medalha foram Maria Aparecida Gomes Tofano, indicada pelo PSL; Gilberto Cândido, indicado pelo PDT; Luiz Roberto Magalhães, indicado pelo PSDB; Vanessa da Rosa, indicada pelo PT; Jair de Lima Matias, indicado pelo PMDB; Marcelino Luiz da Silva, indicado pelo PPS; Ademar Sisenando Filho, indicado pelo PP; Francisco Geraldo Marquês Lessa, indicado pelo PSD.
Todos os homenageados tiveram a oportunidade de se pronunciar da tribuna. Visivelmente emocionada, a maioria agradeceu aos familiares e amigos, dedicando-lhes a honraria. Destaque para o discurso de Vanessa da Rosa, secretária municipal de Educação, que se disse “orgulhosa de ser a primeira secretária negra da maior cidade do Estado”, e que falou da discriminação que ainda hoje sofrem os negros no Brasil, principalmente em meio corporativo, em que, segundo ela, ganham menos que os brancos, ainda que possuam o mesmo currículo ou formação e desempenhem as mesmas funções.
O deputado estadual Sandro Silva, proponente do decreto que criou a Medalha de Mérito Antônia Alpaídes, quando suplente de vereador naquele ano, falou da dívida histórica do país para com os negros. “Por mais de 300 anos, este povo foi humilhado neste país ou dizimado nos navios negreiros na viagem para este país. Somos um povo roubado da África, onde muitos eram nobres, reis, príncipes, livres. É por isso que hoje defendemos uma política pública de cotas, porque ao longo de 300 anos, as oportunidades nos foram tomadas. O Brasil tem uma dívida histórica com sua população negra”, afirmou o parlamentar, que foi o primeiro negro a presidir a Câmara de Vereadores de Joinville durante os dois primeiros anos da atual legislatura.
Fotos de Sabrina Seibel
[widgetkit id=19]