Início Notícias Comissões Saúde debate meia-entrada para doadores de sangue

Saúde debate meia-entrada para doadores de sangue

0
Técnica do Centro de Hematologia do Hemosc, Ozenilda Carvalho, defende que doadores regulares deveriam ser beneficiados
Técnica do Centro de Hematologia do Hemosc, Ozenilda Carvalho, defende que doadores regulares deveriam ser beneficiados

A Comissão de Saúde debateu hoje o Projeto de Lei 215/2015, que pretende que doadores de sangue tenham direito à meia-entrada em ingressos de espetáculos artísticos, culturais e esportivos em Joinville. A responsável técnica do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), Ozenilda Carvalho, vê o projeto com cautela, pois, segundo ela, quando as pessoas vão doar sangue para ter benefícios, a chance de o sangue doado não ser aproveitado é maior.

Ela explicou que quando é feita a doação de sangue, uma série de questões dos hábitos de vida do possível doador é observada, e, se esse doador tem o objetivo de conseguir benefícios, ele pode acabar omitindo informações. Ozenilda disse ainda que vários testes são feitos antes de se efetivar a doação, e, jogar fora bolsas de sangue coletadas é desperdício de dinheiro, pois há um custo na coleta. “Nesses casos em que o doador recebe algum benefício pela doação, as perdas de bolsas de sangue são maiores”, afirmou.

Ozenilda sugeriu que a Câmara de Vereadores de alguma forma reconheça os doadores habituais ao invés de propor projeto com benefício para quem doar sangue.

Em entrevista ao Jornalismo CVJ, o autor do projeto de lei, Cláudio Aragão (PMDB), defendeu a proposta, dizendo que é importante estimular as doações de sangue. Ele lembrou que o texto do projeto prevê que para conseguir o benefício, o doador deve apresentar a carteira de doador de sangue.

O relator do projeto na Comissão de Saúde, vereador Maurício Peixer (PR) afirmou que vai levar em consideração as observações feitas na reunião de hoje pela representante do Hemosc e vai conversar com o autor do projeto para conseguir um meio termo.

Trâmite

O projeto já foi aprovado na Comissão de Legislação, onde recebeu emenda modificativa para que no texto seja incluído dispositivo revogando a Lei Municipal 4.040/1999. A Lei prevê a meia-entrada para doadores de sangue, mas apenas em eventos culturais, esportivos e destinados ao lazer promovidos ou patrocinados pelo Poder Público Municipal. Além das comissões de Legislação e Saúde, o projeto deve passar também pela Comissão de Economia antes de ser votado em Plenário.

Texto: Jornalismo CVJ, por Marina Bosio / Revisão: Sidney Azevedo / Foto: Daniel Tonet

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile