No Brasil há tendência de valorização do bacharelado, mas, quem dá impulso a indústria, principalmente às joinvilenses são, também, os tecnólogos, que estão há 30 anos no mercado de trabalho impulsionando a economia dos pólos industriais. Enaltecendo esta posição foi realizado nesta quinta-feira, no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), o 1º Seminário Sul Brasileiro dos Tecnoólogos, com a coordenação da Associação Catarinense (ACT), a Associação Riograndense dos Tecnólogos (Artecnol), ambas associadas a Associação Nacional dos Tecnólogos (ANT). O Crea-SC, IF-SC e Via Comunicação Visual, forma os apoiadores do evento.
Para explanar sobre a participação nacional dos profissionais e seu envolvimento no desenvolvimento e valorização da indústria brasileira foi convidado o presidente da ANT, o tecnólogo em Obras Hidráulicas, Jorge Guaracy Ribeiro.
Para falar sobre a importância da profissão no Estado do Paraná, foi convidado Tadeu Pabis Júnior que representou Édson Campagnolo, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.
Também o professor Gustavo Henrique de Moraes, que representou o professor Paulo Roberto Wollinger, pró-reitor de Ensino do IF-SC, defendeu o ofício de tecnólogo com ética, profissionalismo e a sua valorização.
Participou o presidente da ACT, o tecnólogo em Fabricação Mecânica Ernesto Berkembrock que abriu o seminário conclamando os mais de 200 presentes ao fortalecimento dos tecnólogos.
Convidado a participar do evento o presidente da Câmara, vereador Odir Nunes lembrou que está sob a responsabilidade dos tecnólogos os avanços tecnológicos do que existe de moderno nos parques fabris do país, deu boas vindas a todos e colocou as dependências do legislativo joinvilense à disposição dos profissionais.
Juntamente com o vereador Sidney Sabel, Nunes entregou um exemplar do livro que resgata a história de 160 anos da Câmara de Joinville para fazer parte do acervo da biblioteca da ANT: “Da Comuna Aos Tempos Atuais. A História do Legislativo de Joinville”.