Início Notícias Comissões Cultivo de orquídeas

Cultivo de orquídeas

0

Ampliar o cultivo de orquídeas em árvores existentes nas praças e ruas da cidade. Este é o objeto do projeto de lei nº 329/11, protocolado pelo vereador Alodir Cristo. O projeto defende a criação de uma Comissão Municipal de Incentivo ao Cultivo de Orquídeas em Joinville.

O projeto voltou a ser debatido na manhã desta quarta-feira (29), na comissão de Urbanismo. Os vereadores receberam representantes da Associação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (AJAO) e representantes da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema).

Para os integrantes da comissão, o projeto tem mérito, pois será um investimento no turismo. “Joinville é conhecida como Cidade das Flores. No calendário oficial de eventos do município consta a Festa das Flores. O projeto quer reforçar essa característica da cidade”, defende Cristo. Para o vereador Lauro Kalfels, que preside a comissão, o importante é a aprovação do projeto para que se possa formar a comissão e dar início ao projeto.

Wilson Quandt, presidente da Ajao, disse que a agremiação está engajada no projeto, mas que sozinhos, sem suporte financeiro e parcerias, o cultivo das plantas ficará prejudicado. Eliane da Graça Silva e Felipe R. Batista, que representaram a Fundema, o projeto precisa ser delimitado e realizado um estudo científico para verificar as espécies de árvores e orquídeas corretas, que não venham a prejudicar a municipalidade.

O vereador Jucélio Girardi sugeriu a criação do programa “adote uma árvore” para ser desenvolvido junto ao projeto, envolvendo a comunidade no cultivo das plantas.A Fundema fará estudos e selecionará uma rua, como num projeto piloto.

A vereadora Zilnete Nunes ressaltou que o projeto é bom, pois vai resgatar a identidade da cidade. Opinião compartilhada com o vereador João Rinaldi, que destacou a importância da ação para o setor do turismo. O projeto continua em trâmite nas comissões e volta para ser votado no plenário.

Foto de Sabrina Seibel

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile