A Comissão de Urbanismo debateu hoje a infestação de borrachudos na região rural de Joinville. De acordo com moradores da região rural, os mosquitos estão incomodando muito a população e os turistas.
“No Piraí está impossível”, afirmou o presidente da Associação de Turismo Eco rural de Joinville, Samir Migdady. Samir é proprietário de um local para eventos, e disse que o negócio está sendo prejudicado pelos borrachudos. “As pessoas estão desistindo de fazer eventos no local”, disse.
O presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet, disse que há uma empresa licitada que aplica larvicida na região rural, para evitar que as larvas cheguem a virar mosquitos. Ainda segundo a Fundação 25 de Julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) determina que é tolerável até oito picadas de mosquito por hora em uma pessoa.
A diretora executiva de Meio Ambiente, Luana Siewert Pretto, afirmou que o contrato da empresa está vigente até agosto desse ano e que já está sendo elaborado o edital para nova licitação. Segundo ela, o contrato anterior era de R$ 950 mil, mas com o aumento do dólar o próximo será de aproximadamente R$ 1,5 milhão.
No final da reunião ficou acordado que a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) deve fazer um estudo mapeando os pontos em que deve ser aplicado o larvicida, para avaliar se eles devem ser revistos.
Texto: Marina Bosio / Revisão: Sidney Azevedo / Foto: Daniel Tonet