Vereadores da Comissão de Educação buscam solução para problemas do Complexo Esportivo e Cultural do Aventureiro. A reunião com o prefeito Udo Döhler, marcada para sexta, será transferida para outro dia para que a Fundação de Cultura possa participar.
O centro ainda não teve inauguração oficial e é ponto de distribuição e consumo de drogas por adolescentes, segundo o diretor de uma associação de moradores, Luiz Alves Castanha. No ano passado, um jovem foi assassinado no centro.
“O que mais incomoda os moradores é o uso de drogas e o vandalismo. A comunidade está preocupada com a insegurança”, explica o presidente da comissão, vereador Cláudio Aragão. Os vereadores já fizeram reunião sobre o complexo e agora querem agilidade do executivo. “É um pedido da comunidade”, completa Aragão.
Os móveis do anfiteatro e da sala de informática não chegaram, reclama Castanha, da União das Associações de Moradores do Aventureiro (Uamba). Ele pede inauguração oficial do centro. “Os moradores foram usando, ninguém chegou e disse: ‘olha, isso aqui é de vocês’”.
Apesar de não inaugurado, moradores frequentam o complexo para jogar basquete e futebol de salão, por exemplo. Há quatro cursos em andamento.
A Comissão de Educação da câmara de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia também é formada por Sidney Sabel (secretário) e Adilson Mariano.
Editada para mudança de data da reunião às 17h27.
***Fotomontagem com imagens de Diorgenes Pandini, da Agência RBS, detentora dos direitos de reprodução.