Um grupo de vereadores e moradores do bairro Floresta estiveram em reunião com o prefeito Udo Döhler e a administração a Companhia Águas de Joinville na manhã desta quarta-feira (18). O objetivo da reunião, que ocorreu na Prefeitura, foi discutir a instalação de uma Estação de Elevação de Esgoto, que inicialmente estava programada para ser construída na Praça Tiradentes, no Floresta. Os vereadores James Schroeder (PDT), Maurício Peixer (PR), Richard Harrison (PMDB) e Rodrigo Fachini (PMDB) participaram da conversa.
A reunião foi motivada por uma insatisfação dos moradores, ao se depararem com a colocação de tapumes na praça, esta semana. Com a reação da comunidade, a Prefeitura pediu para suspender a obra e a reunião foi agendada para esta quarta. Na Prefeitura, a administração da Águas de Joinville explicou como será a implantação da estação e garantiu praticamente não haver danos ao meio ambiente e à população.
No entanto, a comunidade pediu para rever a obra e a possibilidade de ser estudado um novo local para a instalação da estação. Até a próxima semana um novo estudo técnico deve ser feito e nova conversa será realizada com moradores, desta vez no próprio bairro. Ainda nesta quarta-feira, após a reunião na Prefeitura, os vereadores Richard, Fachini e Peixer acompanharam alguns moradores até a Estação de Elevação de Esgoto, no bairro Saguaçu, para verificar o resultado final após a implantação de um equipamento desses.
Os vereadores reconhecem a importância dos investimentos na rede coletora de esgoto de Joinville. Hoje o município tem apenas 32% de ligação de esgoto. “Sabemos da importância do tratamento do esgoto, mas para que isso seja feito, é preciso ouvir a comunidade”, disse Fachini. Maurício Peixer também defende a participação da comunidade nessas discussões. “É de suma importância avançarmos nessa área, mas precisamos incluir os moradores nesses debates”, ponderou Peixer.
Texto: Jornalismo CVJ / Foto: Diogo Espíndola