A Câmara Mirim, programa da Escola do Legislativo, completou 10 anos, em 2014. Os jovens vereadores de Joinville tiveram um ano cheio, com sessões, comissões e visitas culturais. A programação de visitas do ano teve encontro com o prefeito, em junho, e com bombeiros voluntários, em agosto. O encontro estadual foi em setembro, em Florianópolis.
Eles fizeram 58 indicações de obras e melhorias nas escolas e bairros, que foram envidas à prefeitura e podem virar realidade.
Na última sessão deste ano, no mês passado, a indicação que pedia a criação do Hospital Veterinário Público na cidade, foi aprovada. Segundo o autor da indicação, o mirim Pedro Augusto Canteli, o Hospital Veterinário Público já é uma realidade em grandes cidades do país, como em Florianópolis, e ajuda animais de estimação de famílias de baixa renda que antes morriam por falta de tratamento veterinário gratuito. Outra indicação aprovada foi da vereadora mirim Stephanie Pierre Dumke, que solicitou a pintura das faixas de pedestres da Rua Pastor Hans Muller. Segundo ela, as faixas estão com pinturas francas que podem não ser vistas por motoristas, impossibilitando a passagem dos alunos.
No fim do mandato, a vereadora mirim Gabriela Millnitz falou das atividades de 2014: “Esse ano para mim foi um ano de muitas vitórias e derrotas. Aqui com o projeto Câmara Mirim todos nós pudemos ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o poder Legislativo e no futuro com certeza teremos uma opinião e uma visão diferenciada sobre a política. Talvez alguns de nós se tornem futuros vereadores, prefeitos, governadores ou até mesmo presidentes, e claro, todos seremos ótimos políticos. Sairemos daqui com muitas lembranças, amizades e ficaremos na esperança de ter a Joinville que desejamos.”
Os vereadores mirins de 2014
Foram eleitos para as legislaturas 11ª e 12ª, por número de votos: Gabriela Júlia Gonçalves, Nathaly Rodrigues Salomão, Julia Monteiro de Mattos, Gabriela Millnitz, Artur Lúcio dos Santos, Gustavo Neves Piffer, Julius Martins, Gustavo Henrique Nascimento, Igor Henrique de Miranda, Giancarlo Lazzarotto, Pedro Augusto Canteli, Lauro Deodoro Fusinato, Guilherme de Sousa Fagundes, Heloísa Helena Tambosi, Emilly Kamili Nunes de Souza, Stephanie Pierri Dumke, Vanessa Gonçalves da Maia, Luiza Farias, Ana Julia de Brito, Sérgio Pereira Neto, Eugenio Francisco Vieira Neto, André Vinícius dos Santos de Oliveira, Heloisa Linhares Mendonça, Anne Cristine Freitas de Souza, Julia Simas da Luz, Asrielly Luzia Silveira Pereira, Gustavo Fabris, Fabiula Schon, Arthur Felipe de Borba da Silva, Nathalia Aline Berri Silva, Helena de Souza Mantagnoli, Gabriel Foss Moraes, Lucas Venícios Meurer, Alexandre Macedo de Oliveira, Luana Cristina Stefanes, Micael Westphal e Anthony Smith da Silva.
Câmara Mirim
Mais de 14 mil estudantes votaram na eleição para a Câmara Mirim, em 2014. O processo foi acompanhado pelo Tribunal Regional Eleitoral. O projeto foi instituído em 6 de novembro de 2000 pelo Decreto Legislativo Nº 20/00 destinado a promover a interação entre a Câmara de Vereadores de Joinville e a Escola do Legislativo, permitindo ao estudante, compreender o papel do Poder Legislativo dentro do contexto econômico, social e ambiental em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.
O aluno apto a ser Vereador Mirim deve possuir idade entre 10 anos (completos na data da inscrição da candidatura) e 14 anos (completos na data da posse) e que estejam cursando entre o 5º ao 7º ano do ensino fundamental da rede de ensino pública e privada do município de Joinville.
A partir de 2013, a Escola do Legislativo passou a coordenar o programa Câmara Mirim, por meio da Resolução Nº 07, de 2011. Esta integração fortaleceu a educação para cidadania e democracia.