No primeiro semestre de 2017, a Escola do Legislativo realizou várias ações que aproximaram a Câmara de Vereadores de Joinville da comunidade joinvilense, como o projeto Câmara Mirim, o programa Legislativo vai à Escola e o concurso de redação e desenho Prêmio Jovem Autor. Confira os destaques.
Legislativo vai à Escola
O programa Legislativo vai à Escola realizou 44 atividades em seis escolas de Joinville. Ao todo, 1.078 alunos da 4º ao 9º ano do ensino fundamental participaram das dinâmicas realizadas pela Escola do Legislativo nas escolas da cidade.
O objetivo do programa é apresentar aos alunos a estrutura dos poderes legislativo, executivo e judiciário no Brasil, aproximando os estudantes dos trabalhos dos vereadores e trabalhando conceitos de cidadania e políticas públicas. No projeto, a explicação dos três poderes é feita através de uma atividade em que os alunos representam os vereadores, o prefeito e o poder judiciário. A partir disso, apresentam-se as funções dos vereadores e também como a população pode participar e fiscalizar as ações dos seus representantes.
Prêmio Jovem Autor
Mais de 20 mil trabalhos foram inscritos no Prêmio Jovem Autor deste ano, o dobro de trabalhos apresentados no ano passado. Foram 92 escolas participando este ano, número maior do que em 2016, quando 57 escolas tiveram trabalhos inscritos. Para a elaboração dos trabalhos, alunos matriculados no ensino fundamental e ensino médio tiveram a oportunidade de debater o tema cidadania nas escolas de Joinville. As categorias com maior número de participantes são as de Desenho (para crianças de 6 a 8 anos) e Carta (para crianças de 9 a 10 anos). Essa é a terceira edição do prêmio que é um estímulo para que os estudantes desenvolvam hábitos de leitura, escrita, criação artística e pensamento crítico para a construção de uma sociedade melhor.
Os finalistas do Prêmio foram divulgados no dia 29 de junho, e os vencedores de cada categoria serão conhecidos na premiação, que acontece dia 11 de agosto.
Câmara Mirim
Os vereadores mirins já aprovaram 28 indicações e apresentaram 11 projetos de lei que serão entregues ao presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Krelling, e ao presidente da Escola do Legislativo, vereador James Schroeder. Entre as proposições aprovadas estão pedidos para que a Prefeitura faça melhorias nas escolas municipais e nas sinalizações de ciclofaixas, entre outros.
Câmara Mirim é um projeto da Escola do Legislativo da CVJ em que estudantes do 7º ano do ensino fundamental participam de atividades legislativas e culturais e podem apresentar e votar projetos de lei e indicações da mesma forma que os vereadores fazem. A sessão ordinária dos mirins ocorre na última segunda-feira de cada mês.
Curso de Processo Legislativo
Logo no início da legislatura, no dia 12 de janeiro, a Escola promoveu o curso de Processo Legislativo Municipal, com o objetivo de capacitar os novos vereadores e assessores parlamentares nas atividades legislativas. Mais de 150 servidores da Câmara participaram do treinamento.
Texto: Jornalismo CVJ, por Marina Bosio / Foto: Arquivo CVJ-Daniel Tonet