O prefeito Udo Döhler entregou nesta terça-feira (28) à Câmara de Vereadores a prestação de contas do exercício de 2016. O relatório foi entregue ao presidente da Câmara, Fernando Krelling, em reunião que contou com a presença de vereadores e secretários de governo.
No encontro, o prefeito afirmou que 2016 foi um ano difícil pois houve queda da arrecadação de ICMS, mas que, mesmo assim, o município teve muitos avanços, citando como exemplo a área da saúde e da educação.
“Com o desaquecimento da economia, tivemos 15% de perda da receita real enquanto as despesas cresceram. Isso nos fez buscar agilidade e otimização dos custos, o que permitiu que o município atravessasse todo o ano praticamente em dia, apenas com atrasos pontuais de pagamentos a fornecedores”. Ainda segundo o prefeito, 2017 vai continuar sendo difícil para as contas do município. “A economia do país continua em crise, mas vamos fazer mais um plano de contenção de despesas para equilibrar as finanças”, disse.
Obras de infraestrutura
As obras de infraestrutura foram assunto na reunião. Udo afirmou que a Secretaria do Tesouro Nacional sinalizou que será permitida a contratação de financiamento 70 milhões de dólares para drenagem do rio Itaum-Açu. “Com essa obra poderemos livrar a zona sul das enchentes; então na área do saneamento estamos avançando bem”, afirmou.
Já o presidente da Câmara questionou o prefeito sobre o andamento do projeto da ponte que liga o Adhemar Garcia ao Boa Vista. O prefeito respondeu que os projetos ambiental e executivo já foram licitados. Outro ponto questionado ao prefeito foi sobre as obras da Rua Prudente de Moraes. O prefeito afirmou que o projeto está pronto e falta a liberação dos recursos.
Texto: Jornalismo CVJ, por Marina Bosio / Foto: Sabrina Seibel