Início Notícias Plano Municipal pela Primeira Infância está pronto para chegar ao Plenário

Plano Municipal pela Primeira Infância está pronto para chegar ao Plenário

Plano pretende garantir direitos integrais para crianças de zero a seis anos de idade, com metas intersetoriais envolvendo saúde, educação, assistência social, cultura e meio ambiente

0

As comissões da Câmara de Vereadores de Joinville concluíram a aprovação de um projeto de lei que institui o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). A proposta foi apresentada pela Prefeitura e está alinhada à Lei Federal 13.257/2016.

O plano visa garantir direitos integrais para crianças de zero a seis anos de idade, com metas intersetoriais envolvendo saúde, educação, assistência social, cultura e meio ambiente.

Entre os principais pontos do projeto estão o estabelecimento de 34 metas e 136 estratégias baseadas em diagnósticos locais, organizadas em eixos como saúde, educação, convivência familiar e proteção contra violência. Entre as inovações propostas está a inclusão da “voz das crianças” por meio de escutas realizadas em diferentes comunidades do município.

O texto foi elaborado para estar alinhado com outros planos já existentes, como o Plano Municipal de Educação e o Plano de Assistência Social e também para permitir um monitoramento contínuo após aprovação, com divulgação pública dos resultados.

Na Câmara, o projeto passou por avaliação das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Saúde, de Educação e de Cidadania. No âmbito do colegiado de Educação, o texto recebeu uma alteração e, por esse motivo, a proposta precisou retornar para a CCJ, que o aprovou nesta segunda-feira (26).

Na justificativa da proposta, o prefeito Adriano Silva destaca que o PMPI é um “plano de Estado”, construído de forma democrática com participação de secretarias, órgãos de defesa da infância e a comunidade. A proposta reforça o princípio constitucional da prioridade absoluta aos direitos da primeira infância.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile