O presidente da Câmara de Joinville, Diego Machado (PSD), o vice-presidente da CVJ, Érico Vinícius (NOVO), o vereador Lucas Souza (Republicanos) e o vereador Nado (PSD) compõem a comitiva junto com o Prefeito Adriano Silva (Novo) que foi até Brasília para aprovar emendas e buscar recursos para Joinville.
A ideia é passar nos gabinetes de todos os deputados federais de Santa Catarina e nos dos senadores para apresentar projetos e discutir obras e anseios da cidade. Ainda estão com o grupo, o secretário de Governo, Gilberto Leal e de Comunicação, Thiago Boeing.
A ida dos vereadores se faz necessária, uma vez que eles montaram projetos para captação de recursos baseados nos pedidos da população.
O presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Diego Machado, falou sobre a importância desta representação junto ao Governo na Capital Federal. “Viemos com a intenção de buscar recursos para Joinville. Nós na Câmara aprovamos empréstimos para realização de obras e serviços para beneficiar a população. Agora estamos trazendo os projetos que podem ser realizados e que vão ajudar a população em várias frentes”, explicou.
Machado falou de algumas pautas que estão sendo levadas junto com os vereadores para que tudo possa se tornar realidade. “Trouxemos por exemplo, projetos para melhorar as estradas rurais de Joinville. Outra pauta muito importante será na ANTT, onde vamos debater a repactuação da Artéris Litoral Sul para concessão da BR-101 e falar da situação das marginais da rodovia que precisam de atenção também do governo, nesse sentido, já que hoje essas marginais não fazem parte da área de manutenção pela empresa”, salientou. “Temos obras importantes e queremos colher frutos nesta visita”, afirmou.
Por sua vez, o vereador Lucas Souza elencou duas pautas como importantes em sua ida, tendo ligação direta com o objetivo do grupo. “Vamos até a Secretaria de Relações institucionais tratar de recursos para Joinville e também para que a maior cidade de Santa Catarina seja contemplada com o Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. Nosso município e nossa população precisam deste direcionamento também”, esclareceu.
Mais Voos para a cidade
Uma das visitas que também devem aumentar o prestígio de Joinville com o governo em Brasília, é no Ministério de Portos e Aeroportos. Isso porque a ideia é discutir a possibilidade de Joinville ter mais rotas via o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. “Esta é uma discussão antiga que retomamos com força. Queremos, junto com os demais membros da comitiva, discutir a possibilidade de aumentarmos o número de voos que partem e que chegam em Joinville. Sem dúvida isso seria um grande avanço para nossa cidade em vários aspectos econômicos. Toda comunidade sai ganhando”, explicou Lucas Souza.
Estradas Rurais
A comitiva ainda percorreu o Ministério das Cidades e do Turismo. Nestes locais, foram debatidas as melhorias de infraestrutura nas estradas rurais de Joinville. “Esta é uma reivindicação muito grande da população, especialmente a que vive e trabalha na área rural da cidade. Importante salientar que visitamos os gabinetes dos deputados e dos nossos Senadores Jorge Seif e Ivete Appel da Silveira, explicando que esses locais precisam de pavimentação e condições de trafegabilidade. Agora que temos os pedidos e os projetos acreditamos que seja possível tirar do papel”, disse o presidente Diego Machado.
Joinville tem hoje represado em Brasília, cerca de R$ 6,5 milhões em emendas parlamentares para obras de infraestrutura.