Início Notícias Destaque do Dia Secretaria cobrará reforço no controle de visitantes em escolas e CEIs

Secretaria cobrará reforço no controle de visitantes em escolas e CEIs

Medida, solicitada por vereadores devido a reclamações de pais sobre a falta de abordagem a pessoas desconhecidas, visa aprimorar a segurança

0

RESUMO: A Secretaria de Educação de Joinville exigirá que as empresas terceirizadas de vigilância intensifiquem o controle de entrada e saída de visitantes nas escolas municipais. Essa medida, solicitada por vereadores devido a reclamações de pais sobre a falta de abordagem a pessoas desconhecidas, visa aprimorar a segurança. Em resposta a um alerta de atentado escolar no Rio Grande do Sul, a Secretaria pedirá a adoção de diários de bordo para registrar a identificação de visitantes. 

A Secretaria de Educação de Joinville informou a vereadores, na Comissão de Educação desta terça-feira (8), que exigirá das empresas de vigilância terceirizadas que reforcem o controle de entradas e saídas de visitantes nas unidades escolares da rede municipal.

Segundo o vereador Brandel Junior (PL), que pediu a reunião com representantes da Prefeitura, pais e mães reclamam que pessoas desconhecidas estão deixando de ser abordadas pelos vigilantes em escolas e centros de educação infantis. Por exigência contratual, a empresa de vigilância é responsável por controlar quem entra e sai das unidades escolares.

“A gente hoje teve um alerta”, disse Brandel, referindo-se ao atentado a uma escola que acontecera mais cedo no Rio Grande do Sul, “e não podemos relaxar”.  O vereador presidiu a Comissão Especial de Segurança nas Escolas que, em 2023, fiscalizou 164 unidades escolares da rede municipal de Joinville e indicou medidas de segurança à Prefeitura. Na época, um atentado a uma escola de Blumenau motivou a comissão.

Diário de bordo

O representante da Secretaria de Educação disse que pedirá às empresas que adotem diários de bordo, com nomes e documentos de todos os desconhecidos que circularem pelas unidades escolares quando os portões estiverem fechados.

O contrato de vigilância não especifica o modelo de controle a ser adotado, mas explicita que essa é a principal função dos vigilantes.

A vereadora Vanessa da Rosa (PT), que presidia a reunião, e o vereador Instrutor Lucas (PL), também fizeram sugestões para reforçar a segurança dos estudantes.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile