Com o tema “Valorização e Respeito aos Idosos”, o Prêmio Jovem Autor de 2023 está com uma novidade: além dos alunos de escolas públicas e particulares de Joinville, pessoas com mais de 60 anos poderão se inscrever, a partir desta quarta-feira (22), na categoria especial “Para Sempre Jovem Autor”.

Os concorrentes desta categoria poderão escolher qual será o tipo de trabalho desenvolvido: desenho, carta, poema, crônica ou artigo de opinião. Eles devem enviar o trabalho por e-mail ou diretamente para a Câmara, em um envelope lacrado.

Os três primeiros colocados serão chamados para uma sessão solene na qual receberão menção honrosa da Câmara, além de terem os trabalhos publicados.

O concurso é promovido anualmente pela Escola do Legislativo e tem por objetivo fomentar os hábitos de leitura, de escrita e de criação artística nos estudantes joinvilenses, com categorias de acordo com os anos dos ensinos fundamental e médio.

Como funciona

O concurso funciona em duas etapas: a primeira é escolar e a segunda é a municipal. As escolas públicas e particulares de Joinville têm até o dia 9 de junho para realizarem as inscrições na etapa escolar.

Os diretores devem inscrever suas escolas. Os professores devem se inscrever, como forma de manifestar previamente, a intenção de coordenar os trabalhos dos alunos, que serão inscritos posteriormente,na fase municipal.

De 12 de junho a 6 de agosto, os professores irão trabalhar a temática em sala de aula e selecionar até dois trabalhos elaborados pelos alunos em cada categoria. Os trabalhos escolhidos devem ser inscritos entre os dias 7 e 18 de agosto.

Depois começa a fase municipal, entre 11 e 29 de setembro, que as obras serão avaliadas por uma banca contratada pela Câmara. As três obras com maior pontuação serão premiadas. A divulgação dos finalistas será no dia 16 de outubro, pelo site da Câmara. A sessão de premiação será no dia 23 de novembro.

As principais informações, o edital completo e os formulários de inscrição podem ser encontrados na página do Prêmio Jovem Autor 2023.