A Comissão Especial da Região Metropolitana de Joinville (RMJ) recebeu, na manhã desta terça-feira (11), representantes da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) e da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali). No encontro, as associações manifestaram apoio à causa defendida pela Comissão Especial. Na próxima semana a comissão deve apresentar o relatório final dos trabalhos.

A importância de regionalizar problemas locais, como o transporte e o saneamento, foi defendida pelas associações presentes. Diretora executiva da Amvali, Juliana Demarchi destacou que o trabalho da associação está sendo desenvolvido cada vez mais em parceria com consórcio dos municípios e que a criação da região metropolitana é positiva neste propósito.

A representante da Amvali avaliou que “o momento é de unir forças”. Ela afirmou que os prefeitos dos municípios que formam a associação ficaram bastante interessados e manifestaram apoio à criação da região metropolitana.

A representante da Amunesc, Simone Schramm, reforçou que “muitas ações dos municípios devem ser discutidas de forma regional”. De acordo com Simone, a Amunesc, além de ser parceira para a criação da região metropolitana, irá à Assembleia Legislativa buscar fortalecimento para a concretização do projeto.

O presidente da Comissão Especial, Lucas Souza (PDT), pontuou a importância do modelo de criação da região metropolitana com a estrutura das associações. Para o vereador, “a cooperação já existe em torno das associações”. Desta forma, o que está sendo feito “é fortalecer um modelo que já existe, que já dá certo e que já tem um impacto muito grande para o desenvolvimento das regiões”.

Das três associações convidadas para a reunião no plenário da CVJ, a Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) foi a única a não participar. Uma justificativa de ausência foi encaminhada aos vereadores.

Conclusão da Comissão

Na próxima reunião da Comissão Especial, na terça-feira (18), os vereadores devem apreciar do texto final de uma emenda, que se aprovada, será encaminhada ao relator da proposta na Comissão de Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa, deputado estadual Coronel Mocelin (PSL). A proposta, que pretende criar a Região Metropolitana de Joinville, foi protocolada pela deputada estadual Paulinha (PDT).

Criada no final do mês de março para acompanhar as discussões da criação da Região Metropolitana de Joinville, a Comissão Especial é formada pelos vereadores Lucas Souza (PDT), Adilson Girardi (MDB), Alisson Julio (Novo), Osmar Vicente (PSC) e Wilian Tonezi (Patriota).