A Câmara de Vereadores de Joinville entregou nesta terça-feira (8), em sessão solene, o título de Cidadão Benemérito ao cantor lírico Douglas Roberto Speckhahn. A sessão solene foi proposta pelo vice-presidente da CVJ, Érico Vinicius (Novo), e contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo (Secult), Guilherme Augusto Heinemann Gassenferth, que representou o prefeito Adriano Silva (Novo).
O joinvilense Douglas Speckhahn, mais conhecido como Douglas Hahn, canta em corais desde os 14 anos de idade. Em 1994 era aluno da Casa de Cultura em Joinville e foi convidado a ter aulas regulares em Curitiba, onde trilhou sua formação vocal com os professores Neyde Thomas e Rio Novello.
Em 1996 estreou em Florianópolis com a ópera “Il Guarany”. Foi nos teatros e salas de concertos que ele iniciou a sua trajetória profissional, tendo acumulado mais de 45 papéis ao longo de sua carreira.
Recentemente, Douglas atuou em três montagens na capital paulista, como na ópera “Aida”, de Guiseppe Verdi, no Teatro Municipal de São Paulo. Apresentou-se ainda na “La Traviata”, interpretada pela Camerata Florianópolis.
Além da atuação nos palcos, Hahn também se dedica à formação de novos cantores líricos. Na sociedade Harmonia Lyra, contribuiu na elaboração e criação de projetos culturais, visando à formação de plateia e difusão da música erudita por meio de projetos como “Interlúdio”, dedicado à música de câmara, e o “Festival de Ópera de Joinville”, atuando também como diretor artístico do evento.
Douglas Hahn, profissional comprometido e talentoso, prestou uma imensa contribuição para a cidade na área cultural, sendo merecedor desta homenagem, com o título de cidadão benemérito de Joinville.