RESUMO: Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Joinville visitou as obras do Núcleo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo (Naipe). A inauguração do novo prédio, que está 98,3% concluído, está atrasada há quase um ano. O atraso se deve à falta de equipamentos externos, como playground, e à reconstrução de um muro. A secretária de Saúde prometeu apresentar um novo cronograma em 15 dias.
Os vereadores da Comissão de Saúde visitaram, nesta quinta-feira (21), as obras do Núcleo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo (Naipe), na avenida Hermann August Lepper, ao lado do Arquivo Histórico, e cobraram a entrega do novo prédio, o que deveria ter acontecido um ano atrás, em setembro de 2024.
“São dezenas e dezenas de família que esperam por atendimento, que deve aumentar com o novo prédio”, disse o presidente da comissão, Pastor Ascendino Batista (PSD), “a população está pressionando”.
Segundo o vereador Brandel Junior (PL), que é membro da comissão, “há uma fila gigantesca” esperando a inauguração da nova estrutura, que está 98,3% concluída, e contará com 23 consultórios para diferentes especialidades médicas, além de odontologia, enfermagem, nutrição, fisioterapia fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e assistência social.
A secretária de Saúde, Daniela Aparecida Gregório França Cavalcante, que acompanhou a visita com sua equipe e mães de pessoas com autismo, comprometeu-se a apresentar um novo cronograma à comissão, em 15 dias, e a dar mais transparência às informações dessa obra.
Também estiveram na diligência os vereadores Neto Petters (Novo) e Liliane da Frada (Podemos).

Motivos do atraso
Faltando menos de 2% para a sua conclusão, a obra, cujo custo é de R$ 6,6 milhões, ainda precisa de playground, brinquedos adaptados para crianças com deficiência, academia para idosos e lixeiras. Quem está atrasando a entrega desses itens, que deve acontecer em 30 dias, é uma das fornecedoras da empreiteira LL Soluções e Serviços EIRELI, que executa as obras do novo Naipe.
A Secretaria de Saúde prefere não inaugurar o prédio sem a finalização total, principalmente para garantir a segurança de usuários e servidores.
Além do atraso dos equipamentos da área externa, o muro que separa o Naipe da indústria têxtil Lepper colapsou durante as obras e precisou ser refeito, contratempo que também contribuiu para atrasar o cronograma.
Ordem de serviço é de 2022
A Prefeitura de Joinville entregou a Ordem de Serviço para início da construção da nova sede do Naipe em 26 de agosto de 2022. No terreno havia um prédio da antiga Secretaria de Habitação.
O que é o Naipe
Há 20 anos criado e mantido pela prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, o Naipe é um serviço exclusivo do município de Joinville e referência em atendimento a crianças com deficiência intelectual e autismo.
Atualmente, o atendimento é feito em duas casas localizadas na rua Doutor Plácido Olímpio de Oliveira, 676, no Bucarein.