RESUMO: Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Joinville visitou as obras do Núcleo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo (Naipe). A inauguração do novo prédio, que está 98,3% concluído, está atrasada há quase um ano. O atraso se deve à falta de equipamentos externos, como playground, e à reconstrução de um muro. A secretária de Saúde prometeu apresentar um novo cronograma em 15 dias.

Os vereadores da Comissão de Saúde visitaram, nesta quinta-feira (21), as obras do Núcleo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo (Naipe), na avenida Hermann August Lepper, ao lado do Arquivo Histórico, e cobraram a entrega do novo prédio, o que deveria ter acontecido um ano atrás, em setembro de 2024.

“São dezenas e dezenas de família que esperam por atendimento, que deve aumentar com o novo prédio”, disse o presidente da comissão, Pastor Ascendino Batista (PSD), “a população está pressionando”.

Segundo o vereador Brandel Junior (PL), que é membro da comissão, “há uma fila gigantesca” esperando a inauguração da nova estrutura, que está 98,3% concluída, e contará com 23 consultórios para diferentes especialidades médicas, além de odontologia, enfermagem, nutrição, fisioterapia fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e assistência social.

A secretária de Saúde, Daniela Aparecida Gregório França Cavalcante, que acompanhou a visita com sua equipe e mães de pessoas com autismo, comprometeu-se a apresentar um novo cronograma à comissão, em 15 dias, e a dar mais transparência às informações dessa obra.

Também estiveram na diligência os vereadores Neto Petters (Novo) e Liliane da Frada (Podemos).

Sede do Naipe, na Hermann August Lepper/Mauro Schlieck/CVJ

Motivos do atraso

Faltando menos de 2% para a sua conclusão, a obra, cujo custo é de R$ 6,6 milhões, ainda precisa de playground, brinquedos adaptados para crianças com deficiência, academia para idosos e lixeiras. Quem está atrasando a entrega desses itens, que deve acontecer em 30 dias, é uma das fornecedoras da empreiteira LL Soluções e Serviços EIRELI, que executa as obras do novo Naipe.

A Secretaria de Saúde prefere não inaugurar o prédio sem a finalização total, principalmente para garantir a segurança de usuários e servidores.

Além do atraso dos equipamentos da área externa, o muro que separa o Naipe da indústria têxtil Lepper colapsou durante as obras e precisou ser refeito, contratempo que também contribuiu para atrasar o cronograma.

Ordem de serviço é de 2022

A Prefeitura de Joinville entregou a Ordem de Serviço para início da construção da nova sede do Naipe em 26 de agosto de 2022. No terreno havia um prédio da antiga Secretaria de Habitação.

Escadaria interna do Naipe/Mauro Schlieck/CVJ

O que é o Naipe

Há 20 anos criado e mantido pela prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, o Naipe é um serviço exclusivo do município de Joinville e referência em atendimento a crianças com deficiência intelectual e autismo.

Atualmente, o atendimento é feito em duas casas localizadas na rua Doutor Plácido Olímpio de Oliveira, 676, no Bucarein.

Sala de atendimento do Naipe/Mauro Schlieck/CVJ
Quadra no novo prédio do Naipe/Mauro Schlieck/CVJ

Deixe um comentário