James Schroeder, secretário da Câmara de Vereadores de Joinville e Presidente da Escola do Legislativo, esteve nesta quinta-feira na Assembléia Legislativa, participando de encontro na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, oportunidade em que apresentou o projeto que contempla um curso de Libras, A Lingua Brasileira de Sinais, e o curso de motoristas para deficientes auditivos. Foi mostrado um video em libras com as questões que fazem parte das provas do curso. A Assembléia Legislativa de Santa Catarina quer seguir o modelo de inclusão social da Câmara de Vereadores de Joinville, considerado pelo presidente da Escola do Legislativo, James Schroeder um modelo nacional.
A professora do curso de Libras de Joinville, Rute Freitas de Souza, e que é a responsável por ministrar o curso na Câmara esteve no encontro.
Participaram da reunião, representantes do Detran estadual, também Waldemar Carlos Pinheiro,da Fundação Catarinense de Educação Especial, Sandra Amorin, do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento a Pessoa com Surdez, Marcelo Jansen, do Ciretran de Joinville,representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência- Conde,Tiago Coimbra Nogueira, da Associação Catarinense de Tradutores e Intérpretes de Lingua de Sinais, e representantes de deficientes auditivos de Blumenau, Caçador,Concórdia, Lages, Armazem, Porto União, Joaçaba. O IJAS, Instituto Joinvilense de Assistência também esteve presente, representado por sua fundadora, Rute de Souza.
Vale registrar o esforço do presidente da Câmara, vereador Odir Nunes em dar todas as condições para a realização do curso de Libras no Legislativo joinvilense. O objetivo maior foi o de promover habilidades para prática de conversação com surdos através da Língua Brasileira de Sinais, Libras,conhecer a cultura surda e respeitar suas peculiaridades e, conhecer os aspectos gramaticais da Libras.