A Comissão de Urbanismo debateu hoje a instalação e regularização de marinas em Joinville. Ausência de legislação estadual impediu a regularização das marinas da região do Cubatão em 2001.
O procurador do Município Naim Andrade explicou que uma lei complementar municipal tentou em 2001 permitir o desenvolvimento sustentável na região que é chamada de Marina das Garças, mas que a lei foi questionada pelo Ministério Público e foi considerada inconstitucional porque na época o Plano de Gerenciamento Costeiro Estadual não estava pronto. O plano estadual foi aprovado em 2005, e Joinville ainda não possui um plano municipal. Segundo o procurador, o desenvolvimento turístico na região hoje é muito tímido.
O presidente da comissão, vereador Manoel Bento (PT), disse que é importante fazer o desenvolvimento do turismo na região do Cubatão, mas de maneira sustentável.
Na mesma direção, o representante do Ippuj Murilo Carvalho afirmou que a fundação é favorável ao desenvolvimento do turismo náutico em Joinville e que é possível fazer isso sem conflitar com a questão ambiental.
A Comissão deve fazer uma visita técnica na região, mas ainda não há data definida.
Texto: Jornalismo CVJ, por Marina Bosio / Edição: Sidney Azevedo / Foto: Daniel Tonet