Ficou agendada uma reunião para o dia 25 deste mês para a assinatura do protocolo de intenção referente à integração do transporte coletivo entre Joinville e Araquari. A decisão ocorreu na manhã desta terça-feira (10) na sessão ordinária da CVJ.
Na semana passada, a comissão especial do transporte da CVJ convocou representantes da Prefeitura para debater a questão da integração do transporte coletivo na região sul da cidade, divisa com o município de Araquari.
Ariel Pizzolatti, secretário da Secretaria de Infraestrutura Urbana, estipulou o prazo de 15 dias para que os técnicos da Prefeitura formatassem um novo protocolo de intenção para integrar o transporte entre os municípios. Desde 2006 existe a proposta da integração, no entanto, devido aos custos, nunca saiu do papel.
O diretor-presidente do Instituto para o Planejamento Sustentável de Joinville (Ippuj), Vladimir Constante, afirmou que até o dia 25 a PMJ terá o novo protocolo. A comissão especial do transporte e os demais vereadores esperam que no dia 25 o documento seja assinado pelos prefeitos Carlito Merss e João Pedro. Para Adilson Mariano, relator do projeto, outro objetvo de estudo da comissão especial é solucionar a falta de pavimentação da estrada Rio do Morro, que liga o bairro Paranaguamirim a rodovia BR-280. “Esperamos ter o conhecimento de datas, prazos e quais os investimentos para se efetivar a pavimentação no próximo encontro”, vislumbra Adilson.
A reunião inicia às 9 horas. Serão convidados para o encontro a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), o Departamento de Transportes e Terminais de SC (Deter) e as empresas que detêm a concessão do transporte público. Esta última instituição foi muito questionada pelas vereadoras Dalila Leal e Tânia Eberhardt. Ambas questionaram a falta de envolvimento do Estado nessas tratativas e cobraram mais envolvimento dos deputados estaduais e federais eleitos pela região norte do Estado. “Essa omissão da Assembleia me deixa indignada. Estamos resolvendo um problema de Araquari”, desabafou Tânia Eberhardt, presidente da comissão de Legislação. “É uma falta de respeito com mais de duas mil famílias que residem na divisa dos municípios”, indignou-se Dalila Leal, que preside a comissão de Educação.
Além da integração do transporte entre Joinville e Araquari, o vereador Roberto Bisoni quer o envolvimento e a integração de outros municípios, como Barra do Sul. Opinião compartilhada com o presidente do Legislativo, vereador Odir Nunes. Para ele, é fundamental uma integração metropolitana para fomentar a economia dos municípios da região norte.