Início Notícias Assuntos Gerais Câmara homenageia instituições

Câmara homenageia instituições

0
Homenagem Especial

A Câmara de Vereadores de Joinville realizou ontem (29) sessão especial para homenagear instituições e personalidades que prestam trabalhos à comunidade. Foram homenageados os 105 anos da Assembleia de Deus no Brasil e Dia do Pastor; os 45 anos de serviço de João Leopoldo de Souza na empresa Tubos e Conexões Tigre e Instituto Carlos R. Hansen; os 30 anos da imobiliária Irineu Imóveis e aos 10 anos de atuação do Instituto Cultura e Educação.

Representando o prefeito Udo Döhler, a presidente do Ipreville, Márcia Alacon, afirmou que cada um dos homenageados contribuiu um pouco para o desenvolvimento de Joinville. “Vocês fazem história todo dia, contribuindo um pouco para o desenvolvimento da cidade”, disse.

Instituto da Cultura e Educação

O Instituto da Cultura e Educação tem como objetivo popularizar o livro e democratizar a leitura, através de eventos literários em diversos lugares do país. Foi fundado em 7 de dezembro de 2004. Após a realização da 1ª Feira do Livro de Joinville, em abril de 2004, o Instituto foi convidado a organizar a Feira do Livro de Criciúma e Tubarão. Realizou diversos eventos voltados para a leitura em várias outras cidades, como Foz Do Iguaçú, Curitiba, entre outras.

Para o proponente da homenagem, vereador James Schroeder (PDT), o instituto é focado na formação de leitores. “Ele tem como carro chefe feira do livro, mas essa não é a única iniciativa”, afirmou. De acordo com a presidente do Instituto da Cultura e Educação, Sueli Brandão, os hábitos de leitura se modificam. “De cultura para cultura, de época para época, os os hábitos mudam, mas a leitura sempre é uma muralha contra a ignorância”, afirmou.

Irineu Imóveis

Nascido em Vidal Ramos, Irineu Machado, convenceu, em 1974, os pais a trocar o trabalho na agricultura por novas oportunidades, em Joinville. Pouco tempo depois de chegar na cidade, Irineu descobriu seu verdadeiro talento, como vendedor imobiliário. Então, com um fusquinha bege, oferecia lotes para as pessoas que circulavam na região central da cidade. Em 1983, ele alugou uma sala para atender melhor aos clientes. Então, em 1985, o batalhador menino vindo do campo alcançou um sonho: vender o primeiro loteamento próprio. E ali nasceu a Irineu Imóveis, que já ganhou prêmios como o Top of Mind e o Prêmio Impar.

O vereador João Carlos Gonçalves (PMDB), proponente da homenagem, afirmou que a Irineu Imóveis ajudou muitas famílias realizem sonho da casa própria e citou o Centro de Treinamento Esportivo que a imobiliária mantém no Jardim Paraíso. “Não deixem de investir nos atletas amadores e profissionais”, afirmou. Para o assessor de Comunicação da Irineu Imóveis, Reginaldo César Vilela, o agradecimento da imobiliária vai para os pilares da empresa. “São nossos colaboradores e clientes”, afirmou.

João Leopoldo de Souza

Há 45 anos, João Leopoldo de Souza, conhecido como Joãozinho, entrou na empresa Tubos e Conexões Tigre. Ainda um jovem profissional de saúde, assumiu o compromisso de atender com dedicação os colegas. Ele participa ativamente das ações de clima da empresa. Enquanto faz exame admissional, também dá as boas-vindas a quem chega. O exemplo de profissionalismo e comprometimento é reconhecido pelos colegas, pela empresa e também pela comunidade de Joinville.

Para o proponente da homenagem, ex-vereador Patrício Destro (PSB), João Leopoldo de Souza é um exemplo a ser seguido. “Ele é bem aventurado, pois traz sempre sorriso gratuito aos colegas de trabalho, a alegria, o ouvido para ouvir”, afirmou. João Leopoldo de Souza destacou o trabalho do Instituto Carlos R. Hansen. “Temos a missão de levar amor aos mais necessitados. Vocês não imaginam a alegria de uma crianças ao receber um brinquedo”, afirmou.

Assembleia de Deus no Brasil

A Igreja Assembleia de Deus chegou ao Brasil através dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram na cidade de Belém, em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos. Quando eles chegaram ao Pará, ninguém poderia imaginar que isso alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil. Em poucas décadas, a Assembleia de Deus, a partir de Belém do Pará, onde nasceu, começou a penetrar em todas as vilas e cidades até alcançar os grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Segundo o escritor Mario Sergio Santana, em Joinville a Igreja Assembleia de Deus foi inaugurada no dia 15 de maio de 1988. O então pastor Satyro Loureiro, juntamente com outros líderes da Assembleia de Deus, autoridades políticas e eclesiásticas e fieis se reuniram na avenida Getúlio Vargas, para a cerimônia de inauguração do novo templo sede da igreja.

Para o proponente da homenagem, vereador Mauricinho Soares (PMDB) a Assembleia de Deus tem grande importância para a comunidade. O vice-presidente da Assembleia de Deus em Joinville, pastor Natanael Melo, destacou a importância da aproximação com Deus. “Quando alguém procura estar mais perto de Deus, pode ter certeza que estará mais longe de problemas como as drogas, com o alcoolismo, entre outros”, disse.

Foto de Sabrina Seibel

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile