O Hospital Municipal São José e a Central de Abastecimento Farmacêutico receberam, hoje, a visita dos integrantes da CPI da Saúde. Na unidade hospitalar, os parlamentares questionaram sobre as filas de consultas e cirurgias.
Na Central de Abastecimento, o grupo verificou a logística de recebimento e entrega de medicamentos para os postos de saúde da cidade. A comitiva foi recepcionada pelo responsável do setor, Samuel Pinheiro. Ele comenta que a burocracia muitas vezes emperra o processo licitatório.
“Do total de consultas agendadas pela Secretaria da Saúde, em aproximadamente 40% delas o paciente não comparece. Isso impede que outros possam estar utilizando desta consulta médica”, explica o diretor-presidente Paulo Manoel de Souza. Ainda segundo ele, várias pessoas faltam às cirurgias agendadas no hospital.
“Assim como acontece em outros setores públicos, existe uma dificuldade de fechar os editais de licitação para compra porque muitas vezes as empresas não encaminham os orçamentos solicitados dos materiais. A lei exige três orçamentos”, explica Pinheiro.
“Sem dúvida, a comissão vai aproveitar a oportunidade e solicitar informações sobre o Controle de Impressão das Requisições via Sistema Horus para averiguar a demanda dos postos de saúde”, destaca o presidente da CPI, vereador João Carlos Gonçalves (PMDB).
Na opinião do relator da CPI, vereador Jaime Evaristo (PSC), as visitas são muito importantes para que a comissão obtenha informações in loco.
“O Legislativo não pode se omitir de seus responsabilidades, que é de fiscalizar e acompanhar os trabalhos do Poder Executivo”, alega Jaime.
O vereador Manoel Bento (PT) comenta que a CPI vem cumprindo, com muito êxito, a sua finalidade de verificar a falta de remédios e as filas de consultas e cirurgia. “Com esta comissão, queremos apontar os gargalos e sugerir alternativas para que a saúde possa melhorar cada vez mais”.
Também integram a CPI da Saúde os vereadores Maycon Cesar e Roberto Bisoni, ambos do PSDB.
Histórico
Desde a instalação da CPI da Saúde, os vereadores já visitaram 24 postos de saúde e também recebemos os ex-secretários Armando Dias e Larissa Brandão; a atual secretária Francieli Schultz e a promotora Simone Schultz.
Texto: Thiago Dias, colaborador/Edição: Carlos Henrique Braga / Foto: Nilson Bastian