RESUMO:Nesta terça-feira (15), o vereador licenciado Adilson Girardi (MDB) tomou posse como deputado estadual na Alesc, tornando-se o quinto deputado de Joinville na casa. Girardi, que atuará por 120 dias, substitui Jerry Comper (MDB), licenciado para a Secretaria de Infraestrutura. Em seu discurso, ele destacou seus 30 anos de serviço público, enquanto outros deputados o saudaram. Durante sua licença, Franciel Iurko (MDB) assumirá sua vaga na Câmara de Vereadores de Joinville.
O vereador licenciado Adilson Girardi (MDB) tomou posse como deputado estadual, nesta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. Com Girardi, a assembleia passa a contar com cinco deputados de Joinville. A cerimônia foi acompanhada por uma comitiva de vereadores da CVJ.
Em seu discurso de posse, Girardi falou dos 30 anos como servidor público e do trabalho como vereador em Joinville, onde está no terceiro mandato. “Eu tenho convicção de que é necessário aprender mais, por isso pretendo contar com meus colegas deputados estaduais”, disse, “Minha passagem por aqui será breve, mas tenho certeza de que será intensa”.
Após o discurso de Girardi, outros deputados deram as boas-vindas ao novo parlamentar. Vice-presidente da Alesc, o também emedebista e ex-vereador Fernando Krelling disse: “tenho certeza de que você, mesmo num curto período, fará a diferença. Estamos juntos representando Joinville na Assembleia Legislativa de Santa Catarina”.
Líder do governo na assembleia e também ex-vereador, o deputado Maurício Peixer (PL) falou da “luta” que é chegar à Alesc. “Fomos vereadores duas vezes juntos, e sei da sua capacidade”, afirmou.
Compareceram à posse os vereadores Diego Machado (PSD), Lucas Souza (Republicanos), Pastor Ascendino Batista (PSD) e Liliane da Frada (Podemos) e a senadora Ivete Appel da Silveira (MDB).

Suplente de Jerry Comper
Na Alesc, Adilson Girardi ocupará a cadeira do titular Jerry Comper (MDB do alto vale do Itajaí), atualmente licenciado para atuar como secretário estadual de Infraestrutura.
Comper ocupa o posto desde fevereiro de 2023. Desde então, o MDB organiza um rodízio entre os suplentes com o fim de dar espaço a pautas de representantes de diferentes regiões de Santa Catarina. Girardi vai ocupar o posto por 120 dias. Na eleição de 2022, para deputado estadual, ele conquistou 15.943 votos, ficando em quarto lugar na fila de suplentes do partido.
Quem fica com a vaga na CVJ
Durante os 120 dias na Alesc, Girardi será substituído na CVJ por Franciel Iurko, primeiro suplente do MDB, que deve tomar posse nesta quarta (16). Iurko, que é jornalista, somou 3.389 votos nas eleições municipais de 2024.