Uma comissão com integrantes da comunidade do bairro Cubatão, em Joinville, será formada para que possa acompanhar as discussões sobre a expansão da área urbana do bairro.
Esta foi uma das definições acertadas durante a Audiência Pública, realizada na noite de terça-feira (dia 15) e promovida pela Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), para debater o Projeto de Lei Complementar n° 20/2012, que dá nova redação ao inciso IV do art. 28 da Lei Complementar n° 318/2010 – que trata do Macrozoneamento no município e dá outras providências.
A alteração sugerida no projeto prevê uma delimitação maior para o bairro, ampliando o número de moradores que podem ser atendidos pelos serviços destinados a área urbana de Joinville.
A reunião contou com a presença do vereador Manoel Bento (presidente da Comissão); Gilberto Bessa, engenheiro do IPPUJ; Iramar João Viana, da Associação de Moradores do bairro Cubatão; lideranças e comunidade. Também estava presente no evento o ex-vereador João Rinaldi.
Lideranças da região se pronunciaram a respeito do projeto e também apoiaram a iniciativa de discussão.
O projeto ainda precisa ser analisado pelas Comissões de Legislação e de Urbanismo da CVJ e apreciado em plenário pelos vereadores.
O presidente da Associação de Moradores do bairro Cubatão, Iramar João Viana, destaca que esta pendência não é de hoje. “As pessoas confundem bastante entre Cubatão e Vigoreli, onde há uma Ação Civil Pública proibindo qualquer tipo de intervenção”, alega o presidente da Associação.
Em sua explanação, o engenheiro do IPPUJ, Gilberto Bessa, comentou que o projeto deverá ser analisado pelos membros do Conselho da Cidade. “Mas, assim que for aprovado pelos vereadores, a proposta de alteração será encaminhada para a Prefeitura. O Executivo irá solicitar ao Conselho da Cidade, que é um órgão consultivo, para que analise esta questão. Aqui, nesta audiência pública, estamos antecipando este processo de análise”, argumenta Bessa.
O vereador Manoel Bento destacou que a reunião foi muito produtiva e cumpriu o papel de ouvir a população sobre esta delimitação maior para o bairro Cubatão.
Foto de Sabrina Seibel