terça-feira, 19 março 2024
27.3 C
Joinville

Escola do Legislativo Ana Rita Negrini Hermes

A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Joinville tem como objetivo oferecer suporte de natureza técnica-administrativa para a capacitação e o desenvolvimento funcional dos servidores públicos, agentes políticos e cidadãos de Joinville em geral.

Entre em contato com a Escola do Legislativo

(47) 2101-3255

Para saber mais sobre a Escola do Legislativo, ligue para o número acima, de segunda a sexta, das 13h às 19h.

escola.legislativo@cvj.sc.gov.br

Para saber mais sobre a Escola do Legislativo, envie um e-mail para o endereço eletrônico acima.

Frentes de Atuação da Escola do Legislativo

  • Oferecer aos vereadores, servidores e aos munícipes subsídios para identificarem a missão do Poder Legislativo;
  • Propiciar aos vereadores e aos servidores a possibilidade de complementarem seus estudos em todos os níveis de escolaridade;
  • Oferecer aos servidores conhecimentos básicos para o exercício de qualquer função dentro da Câmara de Vereadores de Joinville;
  • Qualificar os servidores nas atividades de suporte técnico-administrativo, ampliando a sua formação em assuntos legislativos;
  • Desenvolver programas de ensino, objetivando a formação e a qualificação de lideranças comunitárias e políticas;
  • Estimular a pesquisa técnica-acadêmica voltada à Câmara de Vereadores de Joinville, em cooperação com outras instituições de ensino;
  • Desenvolver atividades de pesquisa e estudos em temas de interesse político-institucional.

Núcleo de Capacitação e Formação

  • Treinamento e capacitação dos servidores fora da sede. Este programa estabelece as metodologias a serem adotadas na identificação das necessidades de treinamento, sua realização e verificação de sua eficácia, visando promover o aprimoramento profissional, a atualização e a especialização do conhecimento dos servidores da Câmara de Vereadores de Joinville.
  • Treinamento e capacitação dos servidores na sede. Este programa promove cursos in-company para qualificar e capacitar os vereadores, assessores e servidores públicos para que obtenham os conhecimentos necessários em sua área de competência.

Núcleo de Educação Para a Cidadania

  • Câmara Mirim. Este programa é dedicado ao estudante eleito vereador mirim em sua escola, promovendo espaço para que ele possa compreender o papel do Poder Legislativo dentro do contexto econômico, social e ambiental em que vive. O programa, assim, contribui para a formação dos jovens para a cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.
  • Conhecendo o Legislativo. Este programa tem como objetivo promover aos alunos das redes pública e particular visitas orientadas ao Poder Legislativo e mostrar detalhadamente, numa linguagem clara, as funções do Legislativo joinvilense. Proporcionar conhecimentos sobre política, políticas públicas e participação democrática.
  • Prêmio Jovem Autor. Este concurso de redação e desenho tem como objetivo estimular a reflexão entre estudantes dos ensinos fundamental e médio do de Joinville, bem como a construção de pensamentos a respeito de temas relevantes para a sociedade. Fomenta hábitos de leitura, escrita e de criação artística. Desenvolve o pensamento crítico, a pesquisa, a criatividade e a originalidade. Cria a oportunidade para revelar e valorizar talentos em meio à comunidade escolar joinvilense.
  • Legislativo vai à Escola. Apresentar os trabalhos do Poder Legislativo para a comunidade escolar, promovendo a integração com os cidadãos e favorecendo a participação popular. Aproximar o Poder Legislativo da comunidade escolar joinvilense, explanando sobre o trabalho dos vereadores e elucidando dúvidas sobre as atividades legislativas por meio de ações didáticas e lúdicas.

Quem foi Ana Rita Negrini Hermes

Tradutora juramentada por profissão, Ana Rita sempre gostou muito de animais e começou a lutar oficialmente por eles em 2009, quando fundou uma das ONGs mais respeitadas de Joinville, a Frente de Ação pelos Direitos Animais (Frada). Ela foi vereadora na 18ª Legislatura (2017-2020), durante toda a qual lutou contra um câncer. Naquele período, conseguiu aprovar leis importantes, como a proibição da tração animal no perímetro urbano e a inclusão dos direitos animais no ano letivo para o ensino fundamental. Ela morreu poucas semanas após o término do mandato, em 9 de fevereiro de 2021. Para homenageá-la, a Câmara de Vereadores de Joinville aprovou a Resolução nº 7/2021, dando seu nome à Escola do Legislativo.