Foi aprovado hoje, em primeira votação, o Projeto de Lei 23/2014, que amplia o horário de atendimento das agências bancárias de Joinville. Os bancos passariam a atender durante seis horas e teriam que abrir das 10h às 16h, e não das 11h às 16h, como ocorre hoje. As agências que não se adequarem à regra deverão receber multa de 500 UPMs (aproximadamente R$ 112 mil) e de mil UPMs (aproximadamente R$ 224 mil) no caso de reincidência.
O projeto, de autoria do vereador Jaime Evaristo, passará por segunda votação e seguirá, se aprovado, para sanção ou veto do prefeito Udo Döhler. A partir de então, os bancos teriam 90 dias para se adequar ao novo horário.
A ampliação do horário de atendimento dos bancos foi discutida com representantes da categoria dos bancários e dos donos de bancos. Em reunião no dia 5 de novembro, o sindicato dos bancários mostrou-se favorável ao projeto. A ampliação do horário não prejudicaria a categoria, que já trabalha seis horas ou mais, havendo a possibilidade de criar novas vagas.
No dia 30 de setembro, o representante da Febraban, entidade representativa dos bancos, defendeu que o horário não fosse ampliado porque haveria outros canais de atendimento, tais como os dos serviços prestados via internet.
Listas de médicos
Outro projeto aprovado na sessão de hoje, em primeira votação, foi o PL 71/2013, de autoria do vereador Maycon Cesar, que obriga as unidades de saúde da Prefeitura a divulgar uma lista com o nome dos médicos da unidade, com seus registros profissionais e horários de atendimento, com destaque para os que estiverem atendendo no dia.