Na reunião da Comissão de Saúde, realizada nesta terça, representantes da Secretaria de Saúde de Joinville apresentaram o balanço referente ao 3° quadrimestre de 2014. Na prestação de contas foi discutida a falta de remédios nas Unidades de Saúde. A secretária da Saúde do município, Larissa Brandão, destacou que desde o ano passado a Secretaria está trabalhando no controle de distribuição e dispensação de remédios aos pacientes para poder dizer quais e onde os remédios estão faltando.
Veja aqui o documento com a prestação de contas da Secretaria de Saúde do município
Para isso, foi implantado em oito Unidades de Saúde o sistema Órus, um sistema gratuito que faz o controle dos medicamentos nas centrais de saúde. As Unidades de Saúde do Comasa, Rio Bonito, Pirabeiraba, Estevão de Matos e Dom Gregório já contemplam o sistema. Segundo Larissa, a previsão de implantação nas demais unidades de Saúde é de até dois meses, pois o sistema demanda o uso da internet e nem todas as farmácias possuem computadores e locais adequados. Para Larissa, esse controle de sistema auxilia na compra de medicamento, visto que há possibilidade de avaliar o tempo mínimo de estoque, quando é necessária uma nova solicitação e qual a média necessária a ser mantida na central de abastecimento, que hoje é reservado no almoxarifado de medicamentos.
De acordo com a secretária de Saúde, atualmente a falta de remédio apresenta um número inferior ao do primeiro semestre do ano passado. Na avaliação feita na última semana, foi verificada a falta de sete medicamentos no município. A secretária explicou que junto com a nova parte administrativa, foi criada a comissão de penalização que abre Processos Administrativos mediante o não cumprimento contratual por parte do fornecedor da indústria farmacêutica. “Nós expedimos mensalmente inúmeras modificações extrajudiciais cobrando os atrasos e, inclusive, imputando multas. Precisamos mais do que comprar barato, receber no prazo e controlar nossos estoques”, argumentou.
Durante a reunião, o coordenador do gabinete da Secretaria da Saúde, Mário José Bruckheimer, apresentou os avanços da Secretaria. Hoje, Joinville possui 55 Unidades de Saúde, sendo 37 destinadas à saúde da família, um modelo de atendimento específico e integral, segundo Bruckheimer. Além disso, o coordenador explicou que a Secretaria fechou 2014 com 58 equipes atuando na área familiar e 504 agentes de saúde. Ainda de acordo com Bruckheimer, é possível que a Secretaria chegue a ter 720 agentes comunitários, visto que há um edital de concurso aberto para cobrir o déficit.
Foto de Sabrina Seibel