A Comissão Processante que investiga denúncias contra o vereador Maycon Cesar (PPS) ouviu hoje a defesa do parlamentar. O advogado do vereador, Leonardo Augusto Beckhauser, argumentou que o fato que gerou a condenação de Maycon Cesar em primeira instância ocorreu antes dele se tornar vereador e, por isso, segundo a defesa, ele não pode ter o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar.
Ouça: Maycon Cesar se defende na Comissão Processante
De acordo com o advogado, esse é o argumento preliminar da defesa. “Não há nem porque centrar no mérito, já que não é possível a continuidade da Comissão”, afirmou.
O vereador já havia protocolado no final da tarde de ontem a defesa por escrito, que tem cerca de 200 páginas. Nela, Maycon Cesar pede o arquivamento da representação que gerou a abertura da Comissão Processante.
Na defesa escrita apresentada na Câmara, o vereador incluiu documentos usados na defesa do processo já julgado em primeira instância pela Justiça. Entre eles, está uma perícia contratada pelo vereador que diz que as provas usadas no processo da Justiça podem ter sido forjadas.
Se não arquivada a representação, o vereador pede que a denunciante Angelita Detofol Duarte Tives compareça a uma das reuniões da Comissão Processante. O objetivo seria que ela ratificasse as suas declarações, feitas na representação que ocasionou a abertura da comissão. Maycon Cesar solicita ainda na defesa escrita que sejam ouvidas testemunhas indicadas por ele.
O presidente da Comissão Processante, vereador Cláudio Aragão (PMDB), marcou nova reunião para a próxima segunda-feira, dia 23, às 10 horas. “A reunião de hoje foi só para ouvir a defesa. Ainda vamos analisar com cuidado a defesa por escrito”. Entretanto, para Aragão, a defesa ainda não convenceu. “Na defesa oral ele não se ateve ao objeto do processo”, disse.
Veja as notícias anteriores sobre o caso:
Primeira reunião da Comissão Processante ocorre na segunda; Acompanhe passos e consequências
Saiba como funciona uma comissão processante
Maycon Cesar tem 10 dias para apresentar defesa